A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Olga Maria Blauth de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547
Resumo: Esta investiga??o, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Sa?de e Educa??o, do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o da PUCRS, ? uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajet?ria pessoal, familiar e acad?mica, atrav?s de estudo de caso de um sujeito com NEE S?ndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada Flor. O estudo analisou aspectos da estimula??o e educa??o recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira inf?ncia at? a universidade e realizou acompanhamentos junto ? aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dan?a, da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, Campus Canoas/RS, atrav?s de observa??es e anota??es, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investiga??o foram analisados segundo o m?todo de an?lise de conte?dos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias tem?ticas originaram-se das quest?es norteadoras desta investiga??o e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria TRAJET?RIA PESSOAL apresenta duas Subcategorias: O in?cio da caminhada, em que s?o expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira inf?ncia at? a fase pr?-escolar; e A passagem pela escolariza??o, em que s?o expostas as ang?stias e esperan?as dela e da fam?lia quanto ? sua alfabetiza??o. A segunda Categoria, A TRAJET?RIA FAMILIAR, cont?m a subcategoria denominada A trilha, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria TRAJET?RIA ACAD?MICA, est? subdividida em tr?s subcategorias: Nova dire??o, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; Sentido obrigat?rio, analisa os aux?lios necess?rios ao bom desempenho acad?mico do sujeito-pesquisado; e Fluxo Constante, aponta o processo de avalia??o deste aprendizado. A quarta, OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA, destaca o processo de Inclus?o de Flor sob o olhar do outro, com as subcategorias: O guia, analisa a representa??o e import?ncia da fam?lia; Os guias auxiliares, representa os professores do Ensino M?dio e da Universidade; e Os outros peregrinos, representa os colegas da Universidade. A ?ltima categoria, OS CAMINHOS A TRILHAR, com as subcategorias: Os pr?ximos Trajetos, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; As Curvas do Caminho, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais t?m que enfrentar; e O Caminho sem Volta, aborda a pr?pria Inclus?o, que traz algumas propostas para a constru??o de uma sociedade inclusiva. Algumas recomenda??es surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das fam?lias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao m?ximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ?nfase nas suas limita??es; e a inclus?o desde a Educa??o Infantil formar? uma cultura inclusiva, que reduzir? a cultura do assistencialismo.
id P_RS_48f5a3a6593cfd18db9e056067dc8e6c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3547
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:50725017015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776752P1Lima, Olga Maria Blauth de2015-04-14T14:22:38Z2008-04-172008-01-14LIMA, Olga Maria Blauth de. A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso. 2008. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399734.pdf: 457259 bytes, checksum: b5120e31dff448bb0305b6d00504a0d3 (MD5) Previous issue date: 2008-01-14Esta investiga??o, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Sa?de e Educa??o, do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o da PUCRS, ? uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajet?ria pessoal, familiar e acad?mica, atrav?s de estudo de caso de um sujeito com NEE S?ndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada Flor. O estudo analisou aspectos da estimula??o e educa??o recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira inf?ncia at? a universidade e realizou acompanhamentos junto ? aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dan?a, da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, Campus Canoas/RS, atrav?s de observa??es e anota??es, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investiga??o foram analisados segundo o m?todo de an?lise de conte?dos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias tem?ticas originaram-se das quest?es norteadoras desta investiga??o e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria TRAJET?RIA PESSOAL apresenta duas Subcategorias: O in?cio da caminhada, em que s?o expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira inf?ncia at? a fase pr?-escolar; e A passagem pela escolariza??o, em que s?o expostas as ang?stias e esperan?as dela e da fam?lia quanto ? sua alfabetiza??o. A segunda Categoria, A TRAJET?RIA FAMILIAR, cont?m a subcategoria denominada A trilha, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria TRAJET?RIA ACAD?MICA, est? subdividida em tr?s subcategorias: Nova dire??o, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; Sentido obrigat?rio, analisa os aux?lios necess?rios ao bom desempenho acad?mico do sujeito-pesquisado; e Fluxo Constante, aponta o processo de avalia??o deste aprendizado. A quarta, OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA, destaca o processo de Inclus?o de Flor sob o olhar do outro, com as subcategorias: O guia, analisa a representa??o e import?ncia da fam?lia; Os guias auxiliares, representa os professores do Ensino M?dio e da Universidade; e Os outros peregrinos, representa os colegas da Universidade. A ?ltima categoria, OS CAMINHOS A TRILHAR, com as subcategorias: Os pr?ximos Trajetos, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; As Curvas do Caminho, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais t?m que enfrentar; e O Caminho sem Volta, aborda a pr?pria Inclus?o, que traz algumas propostas para a constru??o de uma sociedade inclusiva. Algumas recomenda??es surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das fam?lias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao m?ximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ?nfase nas suas limita??es; e a inclus?o desde a Educa??o Infantil formar? uma cultura inclusiva, que reduzir? a cultura do assistencialismo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13099/399734.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O ESPECIALINCLUS?O SOCIALENSINO SUPERIORS?NDROME DE DOWNPESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??OCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399734.pdf.jpg399734.pdf.jpgimage/jpeg2847http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/3/399734.pdf.jpg3e3cded8b2a8988003d052eebe114c95MD53TEXT399734.pdf.txt399734.pdf.txttext/plain170663http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/2/399734.pdf.txtb88eec609316e5041ed66cf3c4aa787aMD52ORIGINAL399734.pdfapplication/pdf457259http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/1/399734.pdfb5120e31dff448bb0305b6d00504a0d3MD51tede/35472015-04-30 08:15:38.629oai:tede2.pucrs.br:tede/3547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
title A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
spellingShingle A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
Lima, Olga Maria Blauth de
EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
S?NDROME DE DOWN
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
title_full A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
title_fullStr A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
title_full_unstemmed A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
title_sort A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso
author Lima, Olga Maria Blauth de
author_facet Lima, Olga Maria Blauth de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:50725017015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776752P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Olga Maria Blauth de
contributor_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
S?NDROME DE DOWN
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
topic EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
S?NDROME DE DOWN
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta investiga??o, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Sa?de e Educa??o, do Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o da PUCRS, ? uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajet?ria pessoal, familiar e acad?mica, atrav?s de estudo de caso de um sujeito com NEE S?ndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada Flor. O estudo analisou aspectos da estimula??o e educa??o recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira inf?ncia at? a universidade e realizou acompanhamentos junto ? aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dan?a, da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, Campus Canoas/RS, atrav?s de observa??es e anota??es, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investiga??o foram analisados segundo o m?todo de an?lise de conte?dos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias tem?ticas originaram-se das quest?es norteadoras desta investiga??o e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria TRAJET?RIA PESSOAL apresenta duas Subcategorias: O in?cio da caminhada, em que s?o expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira inf?ncia at? a fase pr?-escolar; e A passagem pela escolariza??o, em que s?o expostas as ang?stias e esperan?as dela e da fam?lia quanto ? sua alfabetiza??o. A segunda Categoria, A TRAJET?RIA FAMILIAR, cont?m a subcategoria denominada A trilha, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria TRAJET?RIA ACAD?MICA, est? subdividida em tr?s subcategorias: Nova dire??o, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; Sentido obrigat?rio, analisa os aux?lios necess?rios ao bom desempenho acad?mico do sujeito-pesquisado; e Fluxo Constante, aponta o processo de avalia??o deste aprendizado. A quarta, OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA, destaca o processo de Inclus?o de Flor sob o olhar do outro, com as subcategorias: O guia, analisa a representa??o e import?ncia da fam?lia; Os guias auxiliares, representa os professores do Ensino M?dio e da Universidade; e Os outros peregrinos, representa os colegas da Universidade. A ?ltima categoria, OS CAMINHOS A TRILHAR, com as subcategorias: Os pr?ximos Trajetos, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; As Curvas do Caminho, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais t?m que enfrentar; e O Caminho sem Volta, aborda a pr?pria Inclus?o, que traz algumas propostas para a constru??o de uma sociedade inclusiva. Algumas recomenda??es surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das fam?lias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao m?ximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ?nfase nas suas limita??es; e a inclus?o desde a Educa??o Infantil formar? uma cultura inclusiva, que reduzir? a cultura do assistencialismo.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Olga Maria Blauth de. A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso. 2008. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547
identifier_str_mv LIMA, Olga Maria Blauth de. A trajet?ria de inclus?o de uma aluna com NEE, s?ndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso. 2008. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/3/399734.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/2/399734.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3547/1/399734.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e3cded8b2a8988003d052eebe114c95
b88eec609316e5041ed66cf3c4aa787a
b5120e31dff448bb0305b6d00504a0d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793075984498688