As trincheiras, as vazantes, as correntes... segredos que ningu?m ensina: a constru??o do perfil psicol?gico feminino no drama de Chico Buarque de Holanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortolan, Leandro Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1997
Resumo: A tese aborda a quest?o do feminino em duas pe?as dram?ticas de Chico Buarque de Hollanda, Calabar: o elogio da trai??o (1973) e Gota d ?gua (1975), sob os postulados da teoria cr?tica de Carl Gustav Jung e de te?ricos p?s-junguianos, mediante os conceitos de inconsciente coletivo e dos arqu?tipos do animus e da anima nele inseridos. A an?lise do g?nero no drama de Chico Buarque ? desenvolvida a partir do pressuposto de que a constitui??o ps?quica da mulher ? formada tamb?m por uma contraparte masculina animus -, que possibilita a ela, atrav?s dessa sua ―virilidade‖, um melhor desenvolvimento (ou n?o) de sua personalidade total. Analogamente, o var?o tamb?m possui em sua psique uma contraparte feminina anima -, que lhe possibilita uma melhor aproxima??o (ou n?o) com seu outro lado mais sens?vel e receptivo. Nesse sentido, ver-se-? de que maneira esses dois arqu?tipos se manifestam respectivamente em personagens femininas principalmente B?rbara, da pe?a Calabar e Joana, da pe?a Gota d ?gua e tamb?m em personagens masculinas, j? que ambos, mulher e homem, est?o intimamente ligados.