A perman?ncia prolongada das totalidades iniciais e a aquisi??o da l?ngua escrita : um olhar para a EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3676 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido numa Escola da rede Municipal de Porto Alegre, durante o per?odo compreendido entre os anos de 2007 e 2008. Sua base est? alicer?ada na busca de uma resposta para a seguinte quest?o: Como professores, especialistas e alunos do EJA concebem a alfabetiza??o e percebem os fatores influentes na aquisi??o da l?ngua escrita, respons?veis pela perman?ncia prolongada dos alunos nas Totalidades Iniciais e que tipo de atividades os profissionais da educa??o desenvolvem em sala de aula para minimizar esses problemas? Para atingir o resultado esperado foi escolhida uma metodologia qualitativa, apoiada nos pressupostos que orientam e caracterizam o estudo de caso, amparada num paradigma construtivista e teve como quest?es norteadoras: * Como os coordenadores pedag?gicos percebem os fatores influentes da perman?ncia prolongada destes alunos na EJA? * Como os professores percebem os fatores influentes da perman?ncia prolongada destes alunos na EJA? * Como os alunos descrevem as suas dificuldades de aprendizagem que os impedem de avan?ar para a Totalidade seguinte. * Que providencias tem sido realizadas pelo coordenador pedag?gico para mediar ? aprendizagem desses alunos? *Que metodologias desenvolvem no trabalho com os educadores? * Como os alunos percebem o trabalho desenvolvido pelos professores e coordenadores pedag?gicos para propiciar seu avan?o? Os dados, aqui apresentados foram coletados atrav?s de entrevistas semi-estruturadas, observa??es e anota??es do di?rio de pesquisa, realizadas com o especialista, com docentes e discentes atuantes na Institui??o. Das entrevistas emergiram as categorias Viv?ncias e Forma??o; Rela??es Interpessoais e Aprendizagem. Essas categorias est?o detalhadas em an?lise que tem como suporte te?rico Piaget e Vygotski, no que se refere aos processos de aprendizagem, as an?lises de Ferreiro e Teberoski do processo de aquisi??o da l?ngua escrita, Soares nas quest?es do letramento. Tamb?m foram utilizados autores que referendam quest?es importantes para a an?lise das categorias tais como:Smith e Strick, Pa?n, Pozo, Vasconcelos e Freire, este ?ltimo servindo como base para compreens?o da EJA, seus aprendizes e formadores. Os resultados obtidos deixam claro que ? preciso uma maior participa??o dos gestores na forma??o e acompanhamento dos educadores e educandos, um resgate e resignifica??o dos saberes acad?micos bem como da estima e capacidade do aprendiz. Outro aspecto que fica evidenciado ? a tentativa de utiliza??o de atividades adequadas aos alunos do diurno, demonstrando a inexist?ncia de uma metodologia espec?fica para o trabalho com adultos, quer seja por desconhecimento ou pela exist?ncia de cren?as que a aprendizagem ocorre de maneira id?ntica entre os indiv?duos, independente de sua faixa et?ria ou hist?ria de vida. As Totalidades do Conhecimento ainda s?o pouco compreendidas e estudadas pelos envolvidos no processo e com isto os discentes acabam tomando para si a exclus?o do mundo letrado como um sin?nimo de fracasso ou impossibilidade pessoal. |
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Os dados, aqui apresentados foram coletados atrav?s de entrevistas semi-estruturadas, observa??es e anota??es do di?rio de pesquisa, realizadas com o especialista, com docentes e discentes atuantes na Institui??o. Das entrevistas emergiram as categorias Viv?ncias e Forma??o; Rela??es Interpessoais e Aprendizagem. Essas categorias est?o detalhadas em an?lise que tem como suporte te?rico Piaget e Vygotski, no que se refere aos processos de aprendizagem, as an?lises de Ferreiro e Teberoski do processo de aquisi??o da l?ngua escrita, Soares nas quest?es do letramento. Tamb?m foram utilizados autores que referendam quest?es importantes para a an?lise das categorias tais como:Smith e Strick, Pa?n, Pozo, Vasconcelos e Freire, este ?ltimo servindo como base para compreens?o da EJA, seus aprendizes e formadores. 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