A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565 |
Resumo: | A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social. |
id |
P_RS_d009ad177384a827a95026f77520c79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3565 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morosini, Mar?lia CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:19171153004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0Mariante, Antonieta Beatriz2015-04-14T14:22:43Z2008-09-302008-07-08MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404972.pdf: 2504685 bytes, checksum: 6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba (MD5) Previous issue date: 2008-07-08A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13168/404972.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OENSINO SUPERIOREDUCA??O ESPECIALINCLUS?O SOCIALPOL?TICA EDUCACIONALENSINO - AVALIA??OAPRENDIZAGEM - AVALIA??OPESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??OCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL404972.pdf.jpg404972.pdf.jpgimage/jpeg3548http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/3/404972.pdf.jpg44def12e33bc29dd0907010c48f847d5MD53TEXT404972.pdf.txt404972.pdf.txttext/plain222484http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/2/404972.pdf.txt1405fb2a0b33815d946aa04531018d98MD52ORIGINAL404972.pdfapplication/pdf2504685http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/1/404972.pdf6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbbaMD51tede/35652015-04-17 15:54:58.197oai:tede2.pucrs.br:tede/3565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
title |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
spellingShingle |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente Mariante, Antonieta Beatriz EDUCA??O ENSINO SUPERIOR EDUCA??O ESPECIAL INCLUS?O SOCIAL POL?TICA EDUCACIONAL ENSINO - AVALIA??O APRENDIZAGEM - AVALIA??O PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
title_full |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
title_fullStr |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
title_full_unstemmed |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
title_sort |
A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente |
author |
Mariante, Antonieta Beatriz |
author_facet |
Mariante, Antonieta Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morosini, Mar?lia Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:14887029004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:19171153004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariante, Antonieta Beatriz |
contributor_str_mv |
Morosini, Mar?lia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O ENSINO SUPERIOR EDUCA??O ESPECIAL INCLUS?O SOCIAL POL?TICA EDUCACIONAL ENSINO - AVALIA??O APRENDIZAGEM - AVALIA??O PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O |
topic |
EDUCA??O ENSINO SUPERIOR EDUCA??O ESPECIAL INCLUS?O SOCIAL POL?TICA EDUCACIONAL ENSINO - AVALIA??O APRENDIZAGEM - AVALIA??O PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565 |
identifier_str_mv |
MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/3/404972.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/2/404972.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/1/404972.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44def12e33bc29dd0907010c48f847d5 1405fb2a0b33815d946aa04531018d98 6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793076036927488 |