A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariante, Antonieta Beatriz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
Resumo: A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social.
id P_RS_d009ad177384a827a95026f77520c79b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3565
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Morosini, Mar?lia CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:19171153004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0Mariante, Antonieta Beatriz2015-04-14T14:22:43Z2008-09-302008-07-08MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404972.pdf: 2504685 bytes, checksum: 6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba (MD5) Previous issue date: 2008-07-08A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13168/404972.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OENSINO SUPERIOREDUCA??O ESPECIALINCLUS?O SOCIALPOL?TICA EDUCACIONALENSINO - AVALIA??OAPRENDIZAGEM - AVALIA??OPESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??OCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL404972.pdf.jpg404972.pdf.jpgimage/jpeg3548http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/3/404972.pdf.jpg44def12e33bc29dd0907010c48f847d5MD53TEXT404972.pdf.txt404972.pdf.txttext/plain222484http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/2/404972.pdf.txt1405fb2a0b33815d946aa04531018d98MD52ORIGINAL404972.pdfapplication/pdf2504685http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/1/404972.pdf6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbbaMD51tede/35652015-04-17 15:54:58.197oai:tede2.pucrs.br:tede/3565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
title A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
spellingShingle A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
Mariante, Antonieta Beatriz
EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
POL?TICA EDUCACIONAL
ENSINO - AVALIA??O
APRENDIZAGEM - AVALIA??O
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
title_full A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
title_fullStr A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
title_full_unstemmed A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
title_sort A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente
author Mariante, Antonieta Beatriz
author_facet Mariante, Antonieta Beatriz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morosini, Mar?lia Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14887029004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:19171153004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariante, Antonieta Beatriz
contributor_str_mv Morosini, Mar?lia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
POL?TICA EDUCACIONAL
ENSINO - AVALIA??O
APRENDIZAGEM - AVALIA??O
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
topic EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O ESPECIAL
INCLUS?O SOCIAL
POL?TICA EDUCACIONAL
ENSINO - AVALIA??O
APRENDIZAGEM - AVALIA??O
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI?NCIA - EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente disserta??o analisa o processo de avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclus?o acad?mica. Com tal prop?sito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedag?gico voltado para a??es avaliativas inclusivas nos espa?os educativos, este trabalho se organiza em quatro cap?tulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos atrav?s do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo cap?tulo aborda marcos normativos legais referentes ? diversidade e ? inclus?o e as pol?ticas de inclus?o do Governo Federal e do Centro Universit?rio Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O cap?tulo tr?s entrela?a paradigmas de avalia??o da aprendizagem na perspectiva da inclus?o com as concep??es advindas da pr?tica exercida na realidade investigada, que ? exposta na an?lise dos dados atrav?s das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no cap?tulo quarto, s?o apresentadas algumas id?ias conclusivas que prop?em possibilidades e desafios ? reflex?o de quem, comprometido com o processo de educa??o inclusiva, tamb?m se compromete com a inclus?o social.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
identifier_str_mv MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avalia??o da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a pr?tica docente. 2008. 120 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/3/404972.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/2/404972.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3565/1/404972.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44def12e33bc29dd0907010c48f847d5
1405fb2a0b33815d946aa04531018d98
6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793076036927488