Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://journals.openedition.org/cp/688 |
Summary: | O objectivo geral desta investigação consiste em verificar se a relação de patrocínio entre a marca Nike e a Selecção Portuguesa de Futebol (SPF) influencia a atitude relativamente à marca e a intenção de compra dos seus produtos. Deste modo, por meio de uma revisão da literatura referente a este tema desenvolvemos um modelo conceptual, o qual é baseado no criado por Martensen et al (2007). O presente estudo emprega um design descritivo envolvendo uma colecta de dados quantitativos através da aplicação de um questionário online. De modo a confirmarmos o modelo proposto, duas técnicas estatísticas foram utilizadas: análise factorial e análise de equações estruturais (AEE). Como principal resultado, podemos destacar a existência de uma influência positiva da relação de patrocínio na atitude relativamente à marca. As conclusões desta investigação podem fornecer directivas para a compreensão de como uma relação de patrocínio pode criar ou melhorar a atitude relativamente a uma marca e sua intenção de compra. |
id |
RCAP_39419c2b1b2e4215d1310752f7bc9730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebolattitudefitinvolvementpurchase intentionsport sponsorshipatitudecongruênciaenvolvimentointenção de comprapatrocínio desportivoO objectivo geral desta investigação consiste em verificar se a relação de patrocínio entre a marca Nike e a Selecção Portuguesa de Futebol (SPF) influencia a atitude relativamente à marca e a intenção de compra dos seus produtos. Deste modo, por meio de uma revisão da literatura referente a este tema desenvolvemos um modelo conceptual, o qual é baseado no criado por Martensen et al (2007). O presente estudo emprega um design descritivo envolvendo uma colecta de dados quantitativos através da aplicação de um questionário online. De modo a confirmarmos o modelo proposto, duas técnicas estatísticas foram utilizadas: análise factorial e análise de equações estruturais (AEE). Como principal resultado, podemos destacar a existência de uma influência positiva da relação de patrocínio na atitude relativamente à marca. As conclusões desta investigação podem fornecer directivas para a compreensão de como uma relação de patrocínio pode criar ou melhorar a atitude relativamente a uma marca e sua intenção de compra.The aim of our research is to verify whether the sponsorship relationship between Nike and Portuguese National Soccer Team influences brand attitude towards Nike and its purchase intention or not. Therefore, a conceptual model was developed based on a literature review and on Martensen’s (2007). This study employed a descriptive design involving the collection of quantitative data through an online questionnaire. In order to confirm the model proposed two statistic techniques were used: Factor Analysis and Structural Equation Modeling (SEM). As a main result we can highlight the positive influence of sponsorship on brand attitude. The conclusions of this research can give directions for how a sponsorship relation can create or improve brand attitude and buying intentions.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/688oai:revues.org:cp/688porurn:doi:10.4000/cp.688http://journals.openedition.org/cp/688Nunes, Joana Sofia dos SantosMachado, Ana Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:40Zoai:revues.org:cp/688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:30.258684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
title |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
spellingShingle |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol Nunes, Joana Sofia dos Santos attitude fit involvement purchase intention sport sponsorship atitude congruência envolvimento intenção de compra patrocínio desportivo |
title_short |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
title_full |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
title_fullStr |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
title_full_unstemmed |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
title_sort |
Patrocínio e influência na atitude relativamente à marca e intenção de compra: caso Nike e Selecção Portuguesa de Futebol |
author |
Nunes, Joana Sofia dos Santos |
author_facet |
Nunes, Joana Sofia dos Santos Machado, Ana Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Ana Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Joana Sofia dos Santos Machado, Ana Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
attitude fit involvement purchase intention sport sponsorship atitude congruência envolvimento intenção de compra patrocínio desportivo |
topic |
attitude fit involvement purchase intention sport sponsorship atitude congruência envolvimento intenção de compra patrocínio desportivo |
description |
O objectivo geral desta investigação consiste em verificar se a relação de patrocínio entre a marca Nike e a Selecção Portuguesa de Futebol (SPF) influencia a atitude relativamente à marca e a intenção de compra dos seus produtos. Deste modo, por meio de uma revisão da literatura referente a este tema desenvolvemos um modelo conceptual, o qual é baseado no criado por Martensen et al (2007). O presente estudo emprega um design descritivo envolvendo uma colecta de dados quantitativos através da aplicação de um questionário online. De modo a confirmarmos o modelo proposto, duas técnicas estatísticas foram utilizadas: análise factorial e análise de equações estruturais (AEE). Como principal resultado, podemos destacar a existência de uma influência positiva da relação de patrocínio na atitude relativamente à marca. As conclusões desta investigação podem fornecer directivas para a compreensão de como uma relação de patrocínio pode criar ou melhorar a atitude relativamente a uma marca e sua intenção de compra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/688 oai:revues.org:cp/688 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/688 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.688 http://journals.openedition.org/cp/688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130598978093056 |