O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cláudia Sofia Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1868
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_502717c09e3f78dc8b0f1e99fd6e3e33
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopedagogia diferenciadaprática pedagógica1º ciclo do ensino básico2º ciclo ensino básicodifferentiated learningteaching practice1st cycle of basic education2nd cycle of basic educationRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.O presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMartins, Cláudia Sofia Silva2017-08-22T14:29:15Z2016-09-212016-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1868TID:201384264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.802561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
title O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Martins, Cláudia Sofia Silva
pedagogia diferenciada
prática pedagógica
1º ciclo do ensino básico
2º ciclo ensino básico
differentiated learning
teaching practice
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
title_short O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, Cláudia Sofia Silva
author_facet Martins, Cláudia Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cláudia Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia diferenciada
prática pedagógica
1º ciclo do ensino básico
2º ciclo ensino básico
differentiated learning
teaching practice
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
topic pedagogia diferenciada
prática pedagógica
1º ciclo do ensino básico
2º ciclo ensino básico
differentiated learning
teaching practice
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
2016-09-21T00:00:00Z
2017-08-22T14:29:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1868
TID:201384264
url http://hdl.handle.net/10400.15/1868
identifier_str_mv TID:201384264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030394871808