O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, Moura, Sandra Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4358
Resumo: Neste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
id RCAP_70effef7bf5fb79da947627981259bb7
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolarConexões MatemáticasSentido de NúmeroSuperação de DificuldadesEducação Pré-escolarNeste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaFialho, Adolfo Fernando da FonteMoura, Sandra Couto2017-09-07T10:07:23Z2017-07-292017-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4358porFialho, A., Teixeira, R. C. & Moura, S. C. (2017). O lúdico na superação de dificuldades: a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 95-106.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:30Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:44.594517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
title O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
spellingShingle O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Conexões Matemáticas
Sentido de Número
Superação de Dificuldades
Educação Pré-escolar
title_short O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
title_full O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
title_fullStr O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
title_sort O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar
author Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_facet Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Moura, Sandra Couto
author_role author
author2 Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Moura, Sandra Couto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Moura, Sandra Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Conexões Matemáticas
Sentido de Número
Superação de Dificuldades
Educação Pré-escolar
topic Conexões Matemáticas
Sentido de Número
Superação de Dificuldades
Educação Pré-escolar
description Neste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-07T10:07:23Z
2017-07-29
2017-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4358
url http://hdl.handle.net/10400.3/4358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, A., Teixeira, R. C. & Moura, S. C. (2017). O lúdico na superação de dificuldades: a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 95-106.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130721984446464