A gestão da informação do conhecimento organizacional das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero,Francisa Tejedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo,Joaquim Filipe Ferraz Esteves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200010
Resumo: Os avanços técnicos e de comunicação originados pelo desenvolvimento tecnológico levaram as empresas a desenvolver as atividades num contexto que se caracteriza por economias baseadas no conhecimento e na utilização intensiva da tecnologia. O conhecimento tornou-se no recurso mais importante para a criação de vantagens competitivas para as empresas. As empresas procuram explicar, sistematizar e internalizar os sistemas de conhecimento incorporando-os nos sistemas de informação e comunicação, na tecnologia disponível, nos processos de trabalho, nos sistemas de gestão, etc., conhecimento do qual depende a eficácia e eficiência interna (Conhecimento Organizacional/Capital Estrutural). Assim, utilizando a metodologia de análise de conteúdo, o objetivo deste estudo consiste em analisar se as empresas espanholas estão fornecendo informações para os seus stakeholders sobre o seu Capital Estrutural.