O Processo Criativo na Publicidade: as práticas dos profissionais das agências da cidade do Porto
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Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10284/5565 |
Summary: | No trabalho de investigação que agora se apresenta, procurámos a compreensão dos processos criativos utilizados por profissionais no mundo da publicidade. Após revisão bibliográfica, onde foram analisados os dados disponíveis sobre a criatividade e o seu conceito geral e publicitário, o conceito de ideia, o processo criativo, a publicidade e as agências praticantes de publicidade, procedeu-se à realização de um trabalho empírico. Com o estudo, de caráter quantitativo e intenção exploratória, pretendemos perceber o fenómeno do processo criativo e as técnicas de estimulação de criatividade utilizadas. Para a investigação deste tema, utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise de dados, verificamos que cada pessoa tem um processo criativo único, no entanto é possível verificar semelhanças e afirmar que a teoria se espelha na realidade. No entanto, quanto à utilização de técnicas de estimulação de criatividade, já se verifica que são muito poucas as técnicas utilizadas. |
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O Processo Criativo na Publicidade: as práticas dos profissionais das agências da cidade do PortoProcesso CriativoPublicidadeAgências de PublicidadesCriativoCriatividadeCreative ProcessAdvertisingAdvertising AgenciesCreativeCreativityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo trabalho de investigação que agora se apresenta, procurámos a compreensão dos processos criativos utilizados por profissionais no mundo da publicidade. Após revisão bibliográfica, onde foram analisados os dados disponíveis sobre a criatividade e o seu conceito geral e publicitário, o conceito de ideia, o processo criativo, a publicidade e as agências praticantes de publicidade, procedeu-se à realização de um trabalho empírico. Com o estudo, de caráter quantitativo e intenção exploratória, pretendemos perceber o fenómeno do processo criativo e as técnicas de estimulação de criatividade utilizadas. Para a investigação deste tema, utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise de dados, verificamos que cada pessoa tem um processo criativo único, no entanto é possível verificar semelhanças e afirmar que a teoria se espelha na realidade. No entanto, quanto à utilização de técnicas de estimulação de criatividade, já se verifica que são muito poucas as técnicas utilizadas.In the research work that is now presented, we sought the understanding of the creative processes used by professionals in the advertising world. After the literary review, where we analysed the available data on creativity and its general and advertising concept, the concept of idea, the creative process, advertising and the agencies who practise the advertising, we proceeded to carry out empirical work. With the study, which is of quantitative character and of exploratory intention, we want to understand the phenomenon of the creative process and creativity stimulation techniques. To research this issue, we used the questionnaire as a data collection instrument. After the data analysis, we found that each person has a unique creative process, however it is possible to see commonalities and say that theory is reflected in reality. However, when it comes to the use of creativity stimulation techniques, it appears that there are very few techniques being used.Galhardo, AndreiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSousa, Pedro Filipe Araújo2016-10-14T13:34:45Z2016-10-03T00:00:00Z2016-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5565pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:54Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:26.137568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No trabalho de investigação que agora se apresenta, procurámos a compreensão dos processos criativos utilizados por profissionais no mundo da publicidade. Após revisão bibliográfica, onde foram analisados os dados disponíveis sobre a criatividade e o seu conceito geral e publicitário, o conceito de ideia, o processo criativo, a publicidade e as agências praticantes de publicidade, procedeu-se à realização de um trabalho empírico. Com o estudo, de caráter quantitativo e intenção exploratória, pretendemos perceber o fenómeno do processo criativo e as técnicas de estimulação de criatividade utilizadas. Para a investigação deste tema, utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise de dados, verificamos que cada pessoa tem um processo criativo único, no entanto é possível verificar semelhanças e afirmar que a teoria se espelha na realidade. No entanto, quanto à utilização de técnicas de estimulação de criatividade, já se verifica que são muito poucas as técnicas utilizadas. |
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