Avaliação de um sistema de controlo interno num agrupamento de escolas da região Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Fernando Manuel Guerreiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30131
Resumo: A modernização da Administração Pública teve e tem por objetivo tornar mais eficazes os serviços públicos, nos quais se encontram os Agrupamentos de Escolas e as Escolas não agrupadas. O Sistema de Controlo Interno (SCI) é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização, representando um instrumento imprescindível ao cumprimento dos seus objetivos, promovendo a eficácia e a eficiência dos procedimentos e a qualidade da informação financeira prestada. Nesse âmbito, o SCI representa um instrumento fundamental em qualquer organização escolar. Neste trabalho foram usadas variadas fontes, como sejam a revisão bibliográfica, a recolha de informação acerca do funcionamento e da organização do Agrupamento de Escolas (AE) em referência, quer pela análise documental quer pelas entrevistas informais realizadas. A investigação, validada com recurso a um estudo de caso, teve por objetivo determinar as fragilidades existentes no controlo interno do AE, propondo-se um conjunto de recomendações, por forma a desenhar e propor a implementação de um SCI adequado e eficaz; Abstract: Evaluation of an Internal Control System in a Southern School Grouping The modernization of public administration both had and has the goal of making the public services more efficient, in which school clusters and non-grouped schools are found. The Internal Control System (ICS) is an extremely important tool for any organization, representing an essential instrument for the fulfillment of its objectives, promoting the effectiveness and efficiency of the procedures and the quality of financial information provided. In this context, the ICS represents a fundamental instrument in any school organization. In this work several sources were used, such as bibliographic review, collection of information regarding the functioning and organization of School Clusters referred (SC), both by documentary analysis and conduction of informal interviews. The investigation, validated by using a case study, aimed to determine the existing weaknesses in the internal control of the SC, a set of recommendations is proposed, in order to design and consequently implement an appropriate and effective ICS.
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