Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Joana Patrícia Simões
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1548
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_df8f85b913c2cfc787bcc52ab6d91139
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativoeducaçãopapel do educadorensinopapel do professor do 1.º ciclo do ensino básicoeducationeducator’s roleteachingprimary school teacher’s roleRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela participação nos estágios em diferentes valências: Jardim-de-Infância, Ensino Básico e Creche. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, propiciando uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias conceções que os diferentes agentes envolvidos no processo educativo têm sobre o papel do educador e do professor do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a realização do mesmo utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas saliento como principal resultado a importância do profissional proporcionar aprendizagens significativas às crianças, num contexto facilitador de interações com outras crianças e adultos. Concluo que ser educador/professor é amar o seu trabalho, transbordando esse sentimento para a sua prática, alcançando e cumprindo os objetivos e competências específicas, procurando sempre estabelecer uma relação positiva com os seus educandos.The following report highlights de learning promoted by the participation in the different valences of the internship: Kindergarten, Primary School and Nursery. This report was developed with a personal and professional development perspective, providing a critic and reflexive posture towards the educational practice. The empiric work approaches various conceptions that the different agents involved in the educational process have over the role of educator and Primary School teacher. For its realization I used the semi-structured interview technique. By analyzing the interviews I stress as the main result the importance that the professional has of providing significant learning to the children, in a interaction facilitator context with other children and adults. I conclude that being an educator/teacher is loving his work, overflowing that feeling towards his practice, achieving and fulfilling the specific skills and goals, always searching for a positive relation with his students.Hamido, GracindaLuís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, Joana Patrícia Simões2016-08-16T10:47:55Z2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:48.610166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
title Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
spellingShingle Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
Loureiro, Joana Patrícia Simões
educação
papel do educador
ensino
papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico
education
educator’s role
teaching
primary school teacher’s role
title_short Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
title_full Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
title_fullStr Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
title_full_unstemmed Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
title_sort Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
author Loureiro, Joana Patrícia Simões
author_facet Loureiro, Joana Patrícia Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamido, Gracinda
Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Joana Patrícia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv educação
papel do educador
ensino
papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico
education
educator’s role
teaching
primary school teacher’s role
topic educação
papel do educador
ensino
papel do professor do 1.º ciclo do ensino básico
education
educator’s role
teaching
primary school teacher’s role
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04
2013-04-01T00:00:00Z
2016-08-16T10:47:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1548
url http://hdl.handle.net/10400.15/1548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028385800192