Grandeza, génio, transmissão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32712 |
Resumo: | Este artigo aborda alguns aspectos da noção de fama literária para Fernando Pessoa, tomando em consideração o modo como ele usou o campo lexical da dimensão e um campo alternativo que inclui etiquetas heterogéneas (“génio”, “talento”, “jornalismo”). Enquanto o primeiro campo lexical está ligado à recepção, um tanto passiva, da história literária, o segundo campo é activado de modo mais crítico e individual. O corpus que serve de base a este artigo é constituído pela crítica publicada pelo autor em vida, bem como por alguns documentos guardados no espólio Pessoa da Biblioteca Nacional de Portugal (estes servindo para reforçar ou atenuar a leitura feita daqueles). Na última parte do artigo, procuro reflectir sobre maneiras de editar enquanto meio de assegurar a circulação textual no espaço e no tempo e, assim, como instrumento para o reconhecimento da proeminência de uma dada obra literária. |
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Grandeza, génio, transmissãoFama literáriaHistória literáriaValorPublicaçãoEdiçãoPessoa, Fernando, 1888-1935Este artigo aborda alguns aspectos da noção de fama literária para Fernando Pessoa, tomando em consideração o modo como ele usou o campo lexical da dimensão e um campo alternativo que inclui etiquetas heterogéneas (“génio”, “talento”, “jornalismo”). Enquanto o primeiro campo lexical está ligado à recepção, um tanto passiva, da história literária, o segundo campo é activado de modo mais crítico e individual. O corpus que serve de base a este artigo é constituído pela crítica publicada pelo autor em vida, bem como por alguns documentos guardados no espólio Pessoa da Biblioteca Nacional de Portugal (estes servindo para reforçar ou atenuar a leitura feita daqueles). Na última parte do artigo, procuro reflectir sobre maneiras de editar enquanto meio de assegurar a circulação textual no espaço e no tempo e, assim, como instrumento para o reconhecimento da proeminência de uma dada obra literária.This article is focused on some aspects of the notion of literary fame Fernando Pessoa held taking into consideration the way he used the lexical field of dimension and an alternative field including seemingly heterogeneous tags (“genius”, “talent” and “journalism”). Whereas the first lexical field is associated with a somewhat passive reception of literary history, the second field is activated in a more critical and individual way by Pessoa. The corpus for this article is composed of the essays the author published during his lifetime, as well as of a number of documents available at the Pessoa Archive at the National Library of Portugal (the latter serve to strengthen or weaken the impression obtained from the former). In the last part of the article, I seek to reflect on editing manners as a means to assure textual circulation in space and time and thus as a tool to acknowledge the prominence of a given literary work.Estranhar PessoaRepositório da Universidade de LisboaDionísio, João2018-04-11T11:32:43Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32712porDIONÍSIO, João (2016): “Grandeza, génio, transmissão”, in Estranhar Pessoa, 3, Out. 2016, eds. Rita Patrício, Gustavo Rubim, p.45-572183-4075info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:43.026089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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