Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scatigno, Andreza Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Torres, Bayardo Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/626
Resumo: Learning Biochemistry has been a problem for many undergraduate students and sometimes resists to the efforts of teachers. The lack of clarity on the bases that produce the difficulties faced by students and teachers hinders the adoption of measures to solve them. This article reports the research to diagnose the reasons of the difficulties of Nutrition students in Biochemistry learning at a private Higher Education Institution. The difficulties resulted from the small proficiency in different languages used in biochemical communication: visual, verbal and symbolic. The data obtained from many tests were used to support the planning and implementation of corrective interventions. The overall results of the curriculum reform showed a considerable gain in learning and improvement in student motivation.
id SBBQM-1_c6816c3543e9975d7bfa182ac2f58a49
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/626
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Diagnoses and interventions in Biochemistry TeachingDiagnósticos e Intervenções no Ensino de BioquímicaBiochemistry teaching; Visual Literacy; Didactic interventionsDiagnósticos de ensino aprendizagem e intervenções didáticasEnsino de Bioquímica; Literacia Visual; Intervenções didáticasLearning Biochemistry has been a problem for many undergraduate students and sometimes resists to the efforts of teachers. The lack of clarity on the bases that produce the difficulties faced by students and teachers hinders the adoption of measures to solve them. This article reports the research to diagnose the reasons of the difficulties of Nutrition students in Biochemistry learning at a private Higher Education Institution. The difficulties resulted from the small proficiency in different languages used in biochemical communication: visual, verbal and symbolic. The data obtained from many tests were used to support the planning and implementation of corrective interventions. The overall results of the curriculum reform showed a considerable gain in learning and improvement in student motivation.A aprendizagem da Bioquímica tem sido um problema para muitos alunos de cursos de graduação, às vezes resistente aos esforços dos docentes. A falta de clareza sobre as bases do problema enfrentado pelos participantes do processo dificulta a adoção de medidas para resolvê-lo. Este artigo relata a pesquisa para diagnosticar as dificuldades dos alunos do curso Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior da rede particular de ensino com o aprendizado de Bioquímica. As dificuldades resultavam da pequena proficiência nas diferentes linguagens empregadas na comunicação bioquímica: visual, verbal e simbólica. Os dados obtidos foram usados para subsidiar o planejamento e a aplicação de intervenções corretivas dos problemas detectados. Os resultados gerais da reformulação curricular mostraram um ganho considerável no aprendizado e melhoria na motivação dos estudantes.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqUniversidade de Sao Paulo USPScatigno, Andreza CostaTorres, Bayardo Baptista2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/62610.16923/reb.v14i1.626Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51Journal of Biochemistry Education; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-512318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/626/532/*ref*/Vargas LHM. A Bioquímica e a Aprendizagem Baseada em Problemas. RBEBBM [periódicos na internet]. 2001. Acesso em 9 de março de 2016. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/5/4 ./*ref*/Debald BS. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: Seminário Nacional - Estado e Políticas Nacionais no Brasil; 2003, Cascavel – PR. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/A%20docncia%20no%20ensino%20superior%20numa%20perspectiva%20construtivista.pdf ./*ref*/Vigotskii LS, Luria AR, Leontiev AN. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14a ed. São Paulo: Ícone; 2016./*ref*/Lima LO. Piaget para principiantes. 5a ed. São Paulo: Summus Editorial; 1980. [5] Daniels H. Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Edições Loyola; 2003./*ref*/Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Psicologia Educacional, 2a ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980./*ref*/Ausubel DP. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Boston: Kluwer Academic Publishers; 2000./*ref*/Monteiro BS, Cruz HP, Andrade M, Gouveia T, Tavares R, Anjos LFC. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília, DF./*ref*/Schönborn KJ, Anderson TR. The importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists. Biochem Mol Biol Educ. 2006; 34(2): 94-102./*ref*/Marson GA, Torres, BB. Fostering Multirepresentational Levels of Chemical Concepts: A Framework to Develop Educational Software. J Chem Educ. 2011; 88(12):1616-1620./*ref*/UNESCO. Education for All: A global monitoring report. Acesso em 8 de setembro de 2015.Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002322/232205e.pdf./*ref*/UNESCO. Education for All 2000-2015: Achievements and challenges 2015, p. 137. Acesso em 9 de março de 2016.Disponível em: http://en.unesco.org/gem-report/report/2015/education-all-2000-2015-achievements-and-challenges#sthash.FAS3LYTs.dpbs/*ref*/Instituto Abramundo. Letramento Científico: um Indicador para o Brasil. 2015. Acesso em 9 de março de 2016. Disponível em: http://institutoabramundo.org.br/wp-content/uploads/2015/09/ILC_Letramento%20cientifico_um%20indicador%20para%20o%20Brasil.pdf ./*ref*/Chassot A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. São Paulo, Editora Unijuí; 2000./*ref*/Ministério da Educação (MEC). Acesso em 15 de janeiro de 2016. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/./*ref*/Gardner J, Belland BR. A conceptual framework for organizing active learning experiences in biology instruction. J Sci Educ Technology. 2012; 21(4): 465-475. [17] Ludke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: Pedagógica e Universitária Ltda; 1986./*ref*/Johnson RB, Onwuegbuzie AJ. Mixed Methods Research: A Research Paradigm Whose Time Has Come Educational Resarcher. 2004; 33(7): 14-26./*ref*/Likert R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Arch Psychol. 1932;140: 1–55./*ref*/Santos VJSV, Oliveira EA, Garzon JCV, Galembeck E. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo. Revista de Ensino de Bioquímica. 2013; 1: 54-88./*ref*/Marzzoco A, Torres BB. Bioquímica Básica. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Capítulo 18, p. 243-245./*ref*/Almeida IS - Análise qualitativa de uma estratégia instrucional: a avaliação em grupo. Dissertação de Mestrado [Bioquímica]. São Paulo: Universidade de São Paulo 2012.Sao PauloEstudantesDireitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:56Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/626Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:56Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
Diagnósticos e Intervenções no Ensino de Bioquímica
title Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
spellingShingle Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
Scatigno, Andreza Costa
Biochemistry teaching; Visual Literacy; Didactic interventions
Diagnósticos de ensino aprendizagem e intervenções didáticas
Ensino de Bioquímica; Literacia Visual; Intervenções didáticas
title_short Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
title_full Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
title_fullStr Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
title_full_unstemmed Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
title_sort Diagnoses and interventions in Biochemistry Teaching
author Scatigno, Andreza Costa
author_facet Scatigno, Andreza Costa
Torres, Bayardo Baptista
author_role author
author2 Torres, Bayardo Baptista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Universidade de Sao Paulo USP
dc.contributor.author.fl_str_mv Scatigno, Andreza Costa
Torres, Bayardo Baptista
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Biochemistry teaching; Visual Literacy; Didactic interventions
Diagnósticos de ensino aprendizagem e intervenções didáticas
Ensino de Bioquímica; Literacia Visual; Intervenções didáticas
topic Biochemistry teaching; Visual Literacy; Didactic interventions
Diagnósticos de ensino aprendizagem e intervenções didáticas
Ensino de Bioquímica; Literacia Visual; Intervenções didáticas
description Learning Biochemistry has been a problem for many undergraduate students and sometimes resists to the efforts of teachers. The lack of clarity on the bases that produce the difficulties faced by students and teachers hinders the adoption of measures to solve them. This article reports the research to diagnose the reasons of the difficulties of Nutrition students in Biochemistry learning at a private Higher Education Institution. The difficulties resulted from the small proficiency in different languages used in biochemical communication: visual, verbal and symbolic. The data obtained from many tests were used to support the planning and implementation of corrective interventions. The overall results of the curriculum reform showed a considerable gain in learning and improvement in student motivation.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/626
10.16923/reb.v14i1.626
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/626
identifier_str_mv 10.16923/reb.v14i1.626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/626/532
/*ref*/Vargas LHM. A Bioquímica e a Aprendizagem Baseada em Problemas. RBEBBM [periódicos na internet]. 2001. Acesso em 9 de março de 2016. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/5/4 .
/*ref*/Debald BS. A docência no ensino superior numa perspectiva construtivista. In: Seminário Nacional - Estado e Políticas Nacionais no Brasil; 2003, Cascavel – PR. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/A%20docncia%20no%20ensino%20superior%20numa%20perspectiva%20construtivista.pdf .
/*ref*/Vigotskii LS, Luria AR, Leontiev AN. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14a ed. São Paulo: Ícone; 2016.
/*ref*/Lima LO. Piaget para principiantes. 5a ed. São Paulo: Summus Editorial; 1980. [5] Daniels H. Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Edições Loyola; 2003.
/*ref*/Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Psicologia Educacional, 2a ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.
/*ref*/Ausubel DP. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Boston: Kluwer Academic Publishers; 2000.
/*ref*/Monteiro BS, Cruz HP, Andrade M, Gouveia T, Tavares R, Anjos LFC. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília, DF.
/*ref*/Schönborn KJ, Anderson TR. The importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists. Biochem Mol Biol Educ. 2006; 34(2): 94-102.
/*ref*/Marson GA, Torres, BB. Fostering Multirepresentational Levels of Chemical Concepts: A Framework to Develop Educational Software. J Chem Educ. 2011; 88(12):1616-1620.
/*ref*/UNESCO. Education for All: A global monitoring report. Acesso em 8 de setembro de 2015.Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002322/232205e.pdf.
/*ref*/UNESCO. Education for All 2000-2015: Achievements and challenges 2015, p. 137. Acesso em 9 de março de 2016.Disponível em: http://en.unesco.org/gem-report/report/2015/education-all-2000-2015-achievements-and-challenges#sthash.FAS3LYTs.dpbs
/*ref*/Instituto Abramundo. Letramento Científico: um Indicador para o Brasil. 2015. Acesso em 9 de março de 2016. Disponível em: http://institutoabramundo.org.br/wp-content/uploads/2015/09/ILC_Letramento%20cientifico_um%20indicador%20para%20o%20Brasil.pdf .
/*ref*/Chassot A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. São Paulo, Editora Unijuí; 2000.
/*ref*/Ministério da Educação (MEC). Acesso em 15 de janeiro de 2016. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/.
/*ref*/Gardner J, Belland BR. A conceptual framework for organizing active learning experiences in biology instruction. J Sci Educ Technology. 2012; 21(4): 465-475. [17] Ludke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: Pedagógica e Universitária Ltda; 1986.
/*ref*/Johnson RB, Onwuegbuzie AJ. Mixed Methods Research: A Research Paradigm Whose Time Has Come Educational Resarcher. 2004; 33(7): 14-26.
/*ref*/Likert R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Arch Psychol. 1932;140: 1–55.
/*ref*/Santos VJSV, Oliveira EA, Garzon JCV, Galembeck E. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo. Revista de Ensino de Bioquímica. 2013; 1: 54-88.
/*ref*/Marzzoco A, Torres BB. Bioquímica Básica. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Capítulo 18, p. 243-245.
/*ref*/Almeida IS - Análise qualitativa de uma estratégia instrucional: a avaliação em grupo. Dissertação de Mestrado [Bioquímica]. São Paulo: Universidade de São Paulo 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


Sao Paulo

Estudantes
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51
Journal of Biochemistry Education; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 29-51
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126676267958272