Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo Filho,Bayard
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Fantini,Fernando Antônio, Barbosa,Juscelino Teixeira, Silva,João Alfredo Paula e, Oliveira,Carla de, Drumond,Leonardo F, Alcocer,Eduardo P, Vrandecic,Mário O
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381995000300001
Resumo: O presente relato apresenta a experiência obtida em um período de 4 anos (jan/91 - jan/95) com a técnica "open distal" descrita por Cooley, em 1990³, para tratamento cirúrgico de doenças da aorta torácica descendente e aorta tóraco-abdominal. Nesse período foram realizadas 35 operações (25 para aorta descendente e 10 para aorta tóraco-abdominal). Os aneurismas de origem degenerativa e as dissecções aórticas ocorreram em freqüência semelhante (48,5% e 40%, respectivamente); em 8 pacientes havia rotura da aorta, parcialmente tamponada pelo pulmão (5 casos), órgãos abdominais (2 casos) e esófago (1 caso). O acesso cirúrgico foi obtido por toracotomia póstero-lateral esquerda ou tóraco-freno-laparotomia. Heparina foi usada na dose de 1,5 mg/kg e todo sangue do campo cirúrgico foi coletado a um reservatório e reinfundido pela veia femoral. Houve 4 (11.4%) óbitos hospitalares e 2 (5,8%) pacientes portadores de aneurisma tóraco-abdominal desenvolveram paraplegia. A morbi-mortalidade do grupo foi diretamente relacionada à condição clínica per-operatória e à extensão do segmento aórtico acometido. Na nossa opinião, a técnica "open distal" é um método alternativo simples e eficaz no tratamento cirúrgico das doenças da aorta descendente e tóraco-abdominal. Em casos de ressecções extensas com períodos longos de oclusão aórtica, métodos para proteção medular deverão ser avaliados
id SBCCV-1_3a32ad93002295d555a54fa5e0cd79bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381995000300001
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")Aorta descendente/cirurgiaAorta tóraco-abdominal/cirurgiaCooley/técnica deCooley/"open distal""Open distal"/técnica de CooleyAorta/descendingAorta/surgeryAorta/thoracoabdominalAorta/surgeryCooley technique/"open distal""Open distal"/Cooley techniqueO presente relato apresenta a experiência obtida em um período de 4 anos (jan/91 - jan/95) com a técnica "open distal" descrita por Cooley, em 1990³, para tratamento cirúrgico de doenças da aorta torácica descendente e aorta tóraco-abdominal. Nesse período foram realizadas 35 operações (25 para aorta descendente e 10 para aorta tóraco-abdominal). Os aneurismas de origem degenerativa e as dissecções aórticas ocorreram em freqüência semelhante (48,5% e 40%, respectivamente); em 8 pacientes havia rotura da aorta, parcialmente tamponada pelo pulmão (5 casos), órgãos abdominais (2 casos) e esófago (1 caso). O acesso cirúrgico foi obtido por toracotomia póstero-lateral esquerda ou tóraco-freno-laparotomia. Heparina foi usada na dose de 1,5 mg/kg e todo sangue do campo cirúrgico foi coletado a um reservatório e reinfundido pela veia femoral. Houve 4 (11.4%) óbitos hospitalares e 2 (5,8%) pacientes portadores de aneurisma tóraco-abdominal desenvolveram paraplegia. A morbi-mortalidade do grupo foi diretamente relacionada à condição clínica per-operatória e à extensão do segmento aórtico acometido. Na nossa opinião, a técnica "open distal" é um método alternativo simples e eficaz no tratamento cirúrgico das doenças da aorta descendente e tóraco-abdominal. Em casos de ressecções extensas com períodos longos de oclusão aórtica, métodos para proteção medular deverão ser avaliadosSociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1995-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381995000300001Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.10 n.3 1995reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381995000300001info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo Filho,BayardFantini,Fernando AntônioBarbosa,Juscelino TeixeiraSilva,João Alfredo Paula eOliveira,Carla deDrumond,Leonardo FAlcocer,Eduardo PVrandecic,Mário Opor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381995000300001Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
title Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
spellingShingle Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
Gontijo Filho,Bayard
Aorta descendente/cirurgia
Aorta tóraco-abdominal/cirurgia
Cooley/técnica de
Cooley/"open distal"
"Open distal"/técnica de Cooley
Aorta/descending
Aorta/surgery
Aorta/thoracoabdominal
Aorta/surgery
Cooley technique/"open distal"
"Open distal"/Cooley technique
title_short Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
title_full Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
title_fullStr Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
title_full_unstemmed Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
title_sort Cirurgia da aorta descendente e tóraco-abdominal com técnica de oclusão proximal isolada da aorta ("open distal")
author Gontijo Filho,Bayard
author_facet Gontijo Filho,Bayard
Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo Paula e
Oliveira,Carla de
Drumond,Leonardo F
Alcocer,Eduardo P
Vrandecic,Mário O
author_role author
author2 Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo Paula e
Oliveira,Carla de
Drumond,Leonardo F
Alcocer,Eduardo P
Vrandecic,Mário O
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo Filho,Bayard
Fantini,Fernando Antônio
Barbosa,Juscelino Teixeira
Silva,João Alfredo Paula e
Oliveira,Carla de
Drumond,Leonardo F
Alcocer,Eduardo P
Vrandecic,Mário O
dc.subject.por.fl_str_mv Aorta descendente/cirurgia
Aorta tóraco-abdominal/cirurgia
Cooley/técnica de
Cooley/"open distal"
"Open distal"/técnica de Cooley
Aorta/descending
Aorta/surgery
Aorta/thoracoabdominal
Aorta/surgery
Cooley technique/"open distal"
"Open distal"/Cooley technique
topic Aorta descendente/cirurgia
Aorta tóraco-abdominal/cirurgia
Cooley/técnica de
Cooley/"open distal"
"Open distal"/técnica de Cooley
Aorta/descending
Aorta/surgery
Aorta/thoracoabdominal
Aorta/surgery
Cooley technique/"open distal"
"Open distal"/Cooley technique
description O presente relato apresenta a experiência obtida em um período de 4 anos (jan/91 - jan/95) com a técnica "open distal" descrita por Cooley, em 1990³, para tratamento cirúrgico de doenças da aorta torácica descendente e aorta tóraco-abdominal. Nesse período foram realizadas 35 operações (25 para aorta descendente e 10 para aorta tóraco-abdominal). Os aneurismas de origem degenerativa e as dissecções aórticas ocorreram em freqüência semelhante (48,5% e 40%, respectivamente); em 8 pacientes havia rotura da aorta, parcialmente tamponada pelo pulmão (5 casos), órgãos abdominais (2 casos) e esófago (1 caso). O acesso cirúrgico foi obtido por toracotomia póstero-lateral esquerda ou tóraco-freno-laparotomia. Heparina foi usada na dose de 1,5 mg/kg e todo sangue do campo cirúrgico foi coletado a um reservatório e reinfundido pela veia femoral. Houve 4 (11.4%) óbitos hospitalares e 2 (5,8%) pacientes portadores de aneurisma tóraco-abdominal desenvolveram paraplegia. A morbi-mortalidade do grupo foi diretamente relacionada à condição clínica per-operatória e à extensão do segmento aórtico acometido. Na nossa opinião, a técnica "open distal" é um método alternativo simples e eficaz no tratamento cirúrgico das doenças da aorta descendente e tóraco-abdominal. Em casos de ressecções extensas com períodos longos de oclusão aórtica, métodos para proteção medular deverão ser avaliados
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381995000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381995000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381995000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.10 n.3 1995
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126593265827840