Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Flávio Alves da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maximo,Guilherme José, Marsaioli Jr.,Antonio, Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300020
Resumo: Avaliou-se o impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de noz macadâmia e comparou-se ao perfil sensorial de noz macadâmia seca convencionalmente, através da realização de análise descritiva quantitativa. O estudo ainda compreendeu a análise da alteração desses perfis após seis meses de armazenamento. Foram utilizadas sete amostras de noz macadâmia secas com microondas e uma seca convencionalmente. Os testes conduzidos após o processamento indicaram que a amêndoa seca convencionalmente apresentou maior gosto de ranço. Para os demais atributos, os tratamentos que utilizaram microondas não diferiram significativamente, em geral, do convencional. As amostras submetidas a microondas não apresentaram diferença estatística entre si, exceto para o atributo aroma de noz. Após seis meses foram observados resultados semelhantes aos encontrados no tempo inicial. Quanto à alteração do perfil sensorial das amostras observou-se perda de intensidade dos atributos sensoriais relativos à textura e intensificação dos atributos relativos à percepção do ranço. Foi possível concluir que, do ponto de vista sensorial, o uso de microondas é viável, pois conduziu a produto semelhante ao convencional. A utilização desta forma de energia conduziu a menores tempos de secagem proporcionando menor impacto, principalmente, na rancificação da noz quando comparado ao produto convencional.
id SBCTA-1_9f50c3d81206c95b627e813a9ee38385
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612007000300020
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmiasecador a microondasatributos sensoriaisanálise descritiva quantitativaAvaliou-se o impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de noz macadâmia e comparou-se ao perfil sensorial de noz macadâmia seca convencionalmente, através da realização de análise descritiva quantitativa. O estudo ainda compreendeu a análise da alteração desses perfis após seis meses de armazenamento. Foram utilizadas sete amostras de noz macadâmia secas com microondas e uma seca convencionalmente. Os testes conduzidos após o processamento indicaram que a amêndoa seca convencionalmente apresentou maior gosto de ranço. Para os demais atributos, os tratamentos que utilizaram microondas não diferiram significativamente, em geral, do convencional. As amostras submetidas a microondas não apresentaram diferença estatística entre si, exceto para o atributo aroma de noz. Após seis meses foram observados resultados semelhantes aos encontrados no tempo inicial. Quanto à alteração do perfil sensorial das amostras observou-se perda de intensidade dos atributos sensoriais relativos à textura e intensificação dos atributos relativos à percepção do ranço. Foi possível concluir que, do ponto de vista sensorial, o uso de microondas é viável, pois conduziu a produto semelhante ao convencional. A utilização desta forma de energia conduziu a menores tempos de secagem proporcionando menor impacto, principalmente, na rancificação da noz quando comparado ao produto convencional.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300020Food Science and Technology v.27 n.3 2007reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612007000300020info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Flávio Alves daMaximo,Guilherme JoséMarsaioli Jr.,AntonioSilva,Maria Aparecida Azevedo Pereira dapor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612007000300020Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2007-10-29T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
title Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
spellingShingle Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
Silva,Flávio Alves da
secador a microondas
atributos sensoriais
análise descritiva quantitativa
title_short Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
title_full Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
title_fullStr Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
title_full_unstemmed Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
title_sort Impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de amêndoas de noz macadâmia
author Silva,Flávio Alves da
author_facet Silva,Flávio Alves da
Maximo,Guilherme José
Marsaioli Jr.,Antonio
Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da
author_role author
author2 Maximo,Guilherme José
Marsaioli Jr.,Antonio
Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Flávio Alves da
Maximo,Guilherme José
Marsaioli Jr.,Antonio
Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv secador a microondas
atributos sensoriais
análise descritiva quantitativa
topic secador a microondas
atributos sensoriais
análise descritiva quantitativa
description Avaliou-se o impacto da secagem com microondas sobre o perfil sensorial de noz macadâmia e comparou-se ao perfil sensorial de noz macadâmia seca convencionalmente, através da realização de análise descritiva quantitativa. O estudo ainda compreendeu a análise da alteração desses perfis após seis meses de armazenamento. Foram utilizadas sete amostras de noz macadâmia secas com microondas e uma seca convencionalmente. Os testes conduzidos após o processamento indicaram que a amêndoa seca convencionalmente apresentou maior gosto de ranço. Para os demais atributos, os tratamentos que utilizaram microondas não diferiram significativamente, em geral, do convencional. As amostras submetidas a microondas não apresentaram diferença estatística entre si, exceto para o atributo aroma de noz. Após seis meses foram observados resultados semelhantes aos encontrados no tempo inicial. Quanto à alteração do perfil sensorial das amostras observou-se perda de intensidade dos atributos sensoriais relativos à textura e intensificação dos atributos relativos à percepção do ranço. Foi possível concluir que, do ponto de vista sensorial, o uso de microondas é viável, pois conduziu a produto semelhante ao convencional. A utilização desta forma de energia conduziu a menores tempos de secagem proporcionando menor impacto, principalmente, na rancificação da noz quando comparado ao produto convencional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612007000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.27 n.3 2007
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126313524625408