Dose vocal em professores: correlação com a presença de disfonia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000200190 |
Resumo: | RESUMO Professores são profissionais com alta prevalência de disfonia, para a qual os principais fatores de risco são as longas jornadas de trabalho em salas de aula com presença de ruído ambiental. O objetivo da pesquisa foi calcular o tempo de fonação e a dose cíclica de professoras com disfonia e de professoras sem alteração de voz durante a atividade letiva. Para o estudo, dois grupos foram analisados: cinco professoras com disfonia funcional constituíram o grupo de professores disfônicos, e cinco professoras sem alteração de voz constituíram o segundo grupo. Para a coleta dos dados foi utilizado o dosímetro marca VoxLog® e os parâmetros analisados foram: intensidade; frequência fundamental; tempo de fonação e dose cíclica. Na análise estatística foram utilizados os testes Anova, T de Student e Kruskal-Wallis. Observou-se que professores disfônicos apresentaram um maior tempo de fonação e de dose cíclica quando comparados com professores sem alteração vocal. A disfonia associa-se com um tempo maior de fonação e uma exposição maior do tecido da prega vocal a fonotraumas. |
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Dose vocal em professores: correlação com a presença de disfoniaVozDisfoniaFonoaudiologiaDistúrbios da VozAcústica da FalaDocentesRESUMO Professores são profissionais com alta prevalência de disfonia, para a qual os principais fatores de risco são as longas jornadas de trabalho em salas de aula com presença de ruído ambiental. O objetivo da pesquisa foi calcular o tempo de fonação e a dose cíclica de professoras com disfonia e de professoras sem alteração de voz durante a atividade letiva. Para o estudo, dois grupos foram analisados: cinco professoras com disfonia funcional constituíram o grupo de professores disfônicos, e cinco professoras sem alteração de voz constituíram o segundo grupo. Para a coleta dos dados foi utilizado o dosímetro marca VoxLog® e os parâmetros analisados foram: intensidade; frequência fundamental; tempo de fonação e dose cíclica. Na análise estatística foram utilizados os testes Anova, T de Student e Kruskal-Wallis. Observou-se que professores disfônicos apresentaram um maior tempo de fonação e de dose cíclica quando comparados com professores sem alteração vocal. A disfonia associa-se com um tempo maior de fonação e uma exposição maior do tecido da prega vocal a fonotraumas.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000200190CoDAS v.28 n.2 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015156info:eu-repo/semantics/openAccessGama,Ana Cristina CôrtesSantos,Juliana NunesPedra,Elisângela de Fátima PereiraRabelo,Alessandra Terra VasconcelosMagalhães,Max de CastroCasas,Estevam Barbosa de Laspor2016-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000200190Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-05-12T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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RESUMO Professores são profissionais com alta prevalência de disfonia, para a qual os principais fatores de risco são as longas jornadas de trabalho em salas de aula com presença de ruído ambiental. O objetivo da pesquisa foi calcular o tempo de fonação e a dose cíclica de professoras com disfonia e de professoras sem alteração de voz durante a atividade letiva. Para o estudo, dois grupos foram analisados: cinco professoras com disfonia funcional constituíram o grupo de professores disfônicos, e cinco professoras sem alteração de voz constituíram o segundo grupo. Para a coleta dos dados foi utilizado o dosímetro marca VoxLog® e os parâmetros analisados foram: intensidade; frequência fundamental; tempo de fonação e dose cíclica. Na análise estatística foram utilizados os testes Anova, T de Student e Kruskal-Wallis. Observou-se que professores disfônicos apresentaram um maior tempo de fonação e de dose cíclica quando comparados com professores sem alteração vocal. A disfonia associa-se com um tempo maior de fonação e uma exposição maior do tecido da prega vocal a fonotraumas. |
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