Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende,Bárbara Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemos,Stela Maris Aguiar, Medeiros,Adriane Mesquita de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300226
Resumo: RESUMO Objetivo investigar os aspectos temporais auditivos de crianças de 7 a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com aspectos comportamentais, percepção de saúde, perfil escolar e de saúde e fatores sociodemográficos. Métodos trata-se de estudo observacional analítico transversal com 89 crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais, participantes dos Atendimentos Educacionais Especializados. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com os pais para coleta de informações sobre questões sociodemográficas, perfil de saúde e vida escolar. Além disso, os pais preencheram o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). A segunda etapa foi realizada com as crianças para investigação da autopercepção de saúde e da avaliação auditiva que constou da meatoscopia, Emissões Otoacústicas Transientes e testes que avaliam os aspectos temporais auditivos de ordenação temporal simples e resolução temporal. Foram consideradas como variáveis respostas os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos e as variáveis explicativas foram agrupadas para realização da análise de regressão logística uni e multivariável, considerando o nível de significância de 5%. Resultados foi encontrada associação com significância estatística entre aspectos temporais auditivos e as variáveis idade, gênero, presença de reprovação e autopercepção de saúde. Conclusão as crianças com mau desempenho escolar apresentaram alterações dos aspectos temporais auditivos. As habilidades temporais avaliadas sugerem associação a diferentes fatores como: processo maturacional, autopercepção de saúde e histórico escolar.
id SBFA-1_49afbf3a68b4c9085bcddb4a7300a1a6
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000300226
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associadosAudiçãoPercepção AuditivaTestes AuditivosBaixo Rendimento EscolarFonoaudiologiaRESUMO Objetivo investigar os aspectos temporais auditivos de crianças de 7 a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com aspectos comportamentais, percepção de saúde, perfil escolar e de saúde e fatores sociodemográficos. Métodos trata-se de estudo observacional analítico transversal com 89 crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais, participantes dos Atendimentos Educacionais Especializados. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com os pais para coleta de informações sobre questões sociodemográficas, perfil de saúde e vida escolar. Além disso, os pais preencheram o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). A segunda etapa foi realizada com as crianças para investigação da autopercepção de saúde e da avaliação auditiva que constou da meatoscopia, Emissões Otoacústicas Transientes e testes que avaliam os aspectos temporais auditivos de ordenação temporal simples e resolução temporal. Foram consideradas como variáveis respostas os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos e as variáveis explicativas foram agrupadas para realização da análise de regressão logística uni e multivariável, considerando o nível de significância de 5%. Resultados foi encontrada associação com significância estatística entre aspectos temporais auditivos e as variáveis idade, gênero, presença de reprovação e autopercepção de saúde. Conclusão as crianças com mau desempenho escolar apresentaram alterações dos aspectos temporais auditivos. As habilidades temporais avaliadas sugerem associação a diferentes fatores como: processo maturacional, autopercepção de saúde e histórico escolar.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300226CoDAS v.28 n.3 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015170info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Bárbara AntunesLemos,Stela Maris AguiarMedeiros,Adriane Mesquita depor2016-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000300226Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-07-18T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
title Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
spellingShingle Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
Rezende,Bárbara Antunes
Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Baixo Rendimento Escolar
Fonoaudiologia
title_short Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
title_full Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
title_fullStr Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
title_full_unstemmed Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
title_sort Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados
author Rezende,Bárbara Antunes
author_facet Rezende,Bárbara Antunes
Lemos,Stela Maris Aguiar
Medeiros,Adriane Mesquita de
author_role author
author2 Lemos,Stela Maris Aguiar
Medeiros,Adriane Mesquita de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende,Bárbara Antunes
Lemos,Stela Maris Aguiar
Medeiros,Adriane Mesquita de
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Baixo Rendimento Escolar
Fonoaudiologia
topic Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Baixo Rendimento Escolar
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo investigar os aspectos temporais auditivos de crianças de 7 a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com aspectos comportamentais, percepção de saúde, perfil escolar e de saúde e fatores sociodemográficos. Métodos trata-se de estudo observacional analítico transversal com 89 crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais, participantes dos Atendimentos Educacionais Especializados. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com os pais para coleta de informações sobre questões sociodemográficas, perfil de saúde e vida escolar. Além disso, os pais preencheram o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). A segunda etapa foi realizada com as crianças para investigação da autopercepção de saúde e da avaliação auditiva que constou da meatoscopia, Emissões Otoacústicas Transientes e testes que avaliam os aspectos temporais auditivos de ordenação temporal simples e resolução temporal. Foram consideradas como variáveis respostas os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos e as variáveis explicativas foram agrupadas para realização da análise de regressão logística uni e multivariável, considerando o nível de significância de 5%. Resultados foi encontrada associação com significância estatística entre aspectos temporais auditivos e as variáveis idade, gênero, presença de reprovação e autopercepção de saúde. Conclusão as crianças com mau desempenho escolar apresentaram alterações dos aspectos temporais auditivos. As habilidades temporais avaliadas sugerem associação a diferentes fatores como: processo maturacional, autopercepção de saúde e histórico escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.3 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122440867119104