Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moitinho,Lívia Maria Nossa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marback,Eduardo Ferrari, Maia Júnior,Otacílio de Oliveira, Marback,Roberto Lorens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802012000500005
Resumo: OBJETIVO: Descrever oito casos de inflamação esclerosante idiopática da órbita, incluindo a análise clínica e histopatológica. MÉTODOS: Estudo retrospectivo através do livro de registros do Laboratório de Patologia Ocular (LPO) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, no período de 1974 a 2010. Além de revisão de lâminas de todos os casos e das imagens clínicas e de exames complementares recuperadas dos arquivos pessoais dos autores. RESULTADOS: Dentre o total de espécimes submetidos ao LPO (7546) apenas 8 casos receberam diagnóstico final de inflamação esclerosante idiopática da órbita. Em todos os casos houve piora ou deterioração da acuidade visual à despeito do tratamento, com exceção de um, que permaneceu com a mesma visão (percepção luminosa). Em nosso estudo, observamos envolvimento orbitário predominantemente apical. Todos os nossos pacientes foram submetidos à biópsia incisional com finalidade diagnóstica. Também submeteram-se à corticoterapia e em um caso foi associada à radioterapia anti-inflamatória; em dois destes casos, foi utilizado também ciclofosfamida. Dois pacientes com acuidade final sem percepção luminosa tiveram que ser submetidos à exenteração parcial da órbita para tratamento de dor incontrolável. CONCLUSÃO: A inflamação esclerosante orbitária idiopática permanece como uma doença pouco conhecida, de péssimo prognóstico visual.
id SBO-1_24dceb6dd735b1469c28abc31960a7ef
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802012000500005
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológicoInflamação/patologiaDoenças orbitárias/patologiaÓrbita/patologiaPrognósticoDiagnóstico diferencialOBJETIVO: Descrever oito casos de inflamação esclerosante idiopática da órbita, incluindo a análise clínica e histopatológica. MÉTODOS: Estudo retrospectivo através do livro de registros do Laboratório de Patologia Ocular (LPO) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, no período de 1974 a 2010. Além de revisão de lâminas de todos os casos e das imagens clínicas e de exames complementares recuperadas dos arquivos pessoais dos autores. RESULTADOS: Dentre o total de espécimes submetidos ao LPO (7546) apenas 8 casos receberam diagnóstico final de inflamação esclerosante idiopática da órbita. Em todos os casos houve piora ou deterioração da acuidade visual à despeito do tratamento, com exceção de um, que permaneceu com a mesma visão (percepção luminosa). Em nosso estudo, observamos envolvimento orbitário predominantemente apical. Todos os nossos pacientes foram submetidos à biópsia incisional com finalidade diagnóstica. Também submeteram-se à corticoterapia e em um caso foi associada à radioterapia anti-inflamatória; em dois destes casos, foi utilizado também ciclofosfamida. Dois pacientes com acuidade final sem percepção luminosa tiveram que ser submetidos à exenteração parcial da órbita para tratamento de dor incontrolável. CONCLUSÃO: A inflamação esclerosante orbitária idiopática permanece como uma doença pouco conhecida, de péssimo prognóstico visual.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802012000500005Revista Brasileira de Oftalmologia v.71 n.5 2012reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.1590/S0034-72802012000500005info:eu-repo/semantics/openAccessMoitinho,Lívia Maria NossaMarback,Eduardo FerrariMaia Júnior,Otacílio de OliveiraMarback,Roberto Lorenspor2013-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802012000500005Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2013-01-21T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
title Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
spellingShingle Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
Moitinho,Lívia Maria Nossa
Inflamação/patologia
Doenças orbitárias/patologia
Órbita/patologia
Prognóstico
Diagnóstico diferencial
title_short Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
title_full Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
title_fullStr Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
title_full_unstemmed Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
title_sort Inflamação esclerosante idiopática da órbita: estudo clinico-patológico
author Moitinho,Lívia Maria Nossa
author_facet Moitinho,Lívia Maria Nossa
Marback,Eduardo Ferrari
Maia Júnior,Otacílio de Oliveira
Marback,Roberto Lorens
author_role author
author2 Marback,Eduardo Ferrari
Maia Júnior,Otacílio de Oliveira
Marback,Roberto Lorens
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moitinho,Lívia Maria Nossa
Marback,Eduardo Ferrari
Maia Júnior,Otacílio de Oliveira
Marback,Roberto Lorens
dc.subject.por.fl_str_mv Inflamação/patologia
Doenças orbitárias/patologia
Órbita/patologia
Prognóstico
Diagnóstico diferencial
topic Inflamação/patologia
Doenças orbitárias/patologia
Órbita/patologia
Prognóstico
Diagnóstico diferencial
description OBJETIVO: Descrever oito casos de inflamação esclerosante idiopática da órbita, incluindo a análise clínica e histopatológica. MÉTODOS: Estudo retrospectivo através do livro de registros do Laboratório de Patologia Ocular (LPO) do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, no período de 1974 a 2010. Além de revisão de lâminas de todos os casos e das imagens clínicas e de exames complementares recuperadas dos arquivos pessoais dos autores. RESULTADOS: Dentre o total de espécimes submetidos ao LPO (7546) apenas 8 casos receberam diagnóstico final de inflamação esclerosante idiopática da órbita. Em todos os casos houve piora ou deterioração da acuidade visual à despeito do tratamento, com exceção de um, que permaneceu com a mesma visão (percepção luminosa). Em nosso estudo, observamos envolvimento orbitário predominantemente apical. Todos os nossos pacientes foram submetidos à biópsia incisional com finalidade diagnóstica. Também submeteram-se à corticoterapia e em um caso foi associada à radioterapia anti-inflamatória; em dois destes casos, foi utilizado também ciclofosfamida. Dois pacientes com acuidade final sem percepção luminosa tiveram que ser submetidos à exenteração parcial da órbita para tratamento de dor incontrolável. CONCLUSÃO: A inflamação esclerosante orbitária idiopática permanece como uma doença pouco conhecida, de péssimo prognóstico visual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802012000500005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802012000500005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72802012000500005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.71 n.5 2012
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122336391200768