Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Ariane Lima de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rubem,Ana Paula dos Santos, Mello,João Carlos Correia Baptista Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100020
Resumo: ResumoNeste artigo, realiza-se uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando duas abordagens preexistentes de Análise Envoltória de Dados em relação à metodologia aqui proposta, que representa uma alternativa para lidar com diferenças de escala. Para tanto, é conduzido um estudo sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização estática ao modelo para retornos constantes de escala, e compensação das diferenças de escala entre os clusters. A inovação está na adaptação de técnica, a princípio, idealizada para lidar com a não-homogeneidade, ao tratamento de diferenças de escala. Os resultados revelam que a metodologia proposta aumenta a discriminação entre as empresas, havendo unidades 100% eficientes nas abordagens preexistentes testadas, cuja eficiência foi reduzida, ocasionando menos empates. Outro aspecto relevante é que a metodologia proposta apresenta vantagens comparativas em relação as alternativas existentes na literatura.
id SBPTR-1_d79a4dc99baa6a899d13b6845133dd83
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312016000100020
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operaçãoanálise envoltória de dadosclusterizaçãoclusters dinâmicosclusters estáticostransporte aéreoResumoNeste artigo, realiza-se uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando duas abordagens preexistentes de Análise Envoltória de Dados em relação à metodologia aqui proposta, que representa uma alternativa para lidar com diferenças de escala. Para tanto, é conduzido um estudo sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização estática ao modelo para retornos constantes de escala, e compensação das diferenças de escala entre os clusters. A inovação está na adaptação de técnica, a princípio, idealizada para lidar com a não-homogeneidade, ao tratamento de diferenças de escala. Os resultados revelam que a metodologia proposta aumenta a discriminação entre as empresas, havendo unidades 100% eficientes nas abordagens preexistentes testadas, cuja eficiência foi reduzida, ocasionando menos empates. Outro aspecto relevante é que a metodologia proposta apresenta vantagens comparativas em relação as alternativas existentes na literatura.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100020Journal of Transport Literature v.10 n.1 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n1a4info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Ariane Lima deRubem,Ana Paula dos SantosMello,João Carlos Correia Baptista Soares depor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000100020Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-09-28T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
title Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
spellingShingle Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
Moura,Ariane Lima de
análise envoltória de dados
clusterização
clusters dinâmicos
clusters estáticos
transporte aéreo
title_short Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
title_full Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
title_fullStr Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
title_full_unstemmed Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
title_sort Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação
author Moura,Ariane Lima de
author_facet Moura,Ariane Lima de
Rubem,Ana Paula dos Santos
Mello,João Carlos Correia Baptista Soares de
author_role author
author2 Rubem,Ana Paula dos Santos
Mello,João Carlos Correia Baptista Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Ariane Lima de
Rubem,Ana Paula dos Santos
Mello,João Carlos Correia Baptista Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv análise envoltória de dados
clusterização
clusters dinâmicos
clusters estáticos
transporte aéreo
topic análise envoltória de dados
clusterização
clusters dinâmicos
clusters estáticos
transporte aéreo
description ResumoNeste artigo, realiza-se uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando duas abordagens preexistentes de Análise Envoltória de Dados em relação à metodologia aqui proposta, que representa uma alternativa para lidar com diferenças de escala. Para tanto, é conduzido um estudo sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização estática ao modelo para retornos constantes de escala, e compensação das diferenças de escala entre os clusters. A inovação está na adaptação de técnica, a princípio, idealizada para lidar com a não-homogeneidade, ao tratamento de diferenças de escala. Os resultados revelam que a metodologia proposta aumenta a discriminação entre as empresas, havendo unidades 100% eficientes nas abordagens preexistentes testadas, cuja eficiência foi reduzida, ocasionando menos empates. Outro aspecto relevante é que a metodologia proposta apresenta vantagens comparativas em relação as alternativas existentes na literatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v10n1a4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.10 n.1 2016
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362740654080