Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Filho,José Luciano Lopes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prata,Bruno de Athayde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000200055
Resumo: Abstract O problema de programação de caminhões é um tema de grande relevância na gestão de frota das empresas. Estas enfrentam dificuldades em gerenciar seus veículos devido às diversas variáveis inerentes ao processo, tais como o tamanho ideal da frota, os diversos tipos de caminhões disponíveis, a capacidade de carga do caminhão, as informações técnicas do cliente e o agendamento das viagens. No que se refere ao transporte de derivados de petróleo, existem diversas características operacionais que dificultam a programação de caminhões. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de programação inteira para a otimização da programação de veículos de múltiplos tipos para o transporte de derivados de petróleo para obras de construção de rodovias. Foi desenvolvido um modelo que buscasse a minimização da frota de caminhões disponíveis. Como conclusões, pode-se ressaltar que a metodologia empregada serviu para minimizar em 23,3%, em media, a frota necessária no período analisado. O desenvolvimento de indicadores de desempenho permitiu avaliar a qualidade das soluções geradas.
id SBPTR-1_3717698e363bbe0cfef4c654b30396a6
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312015000200055
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodoviasprogramação de caminhõesdimensionamento de frotaprogramação inteiraword4Abstract O problema de programação de caminhões é um tema de grande relevância na gestão de frota das empresas. Estas enfrentam dificuldades em gerenciar seus veículos devido às diversas variáveis inerentes ao processo, tais como o tamanho ideal da frota, os diversos tipos de caminhões disponíveis, a capacidade de carga do caminhão, as informações técnicas do cliente e o agendamento das viagens. No que se refere ao transporte de derivados de petróleo, existem diversas características operacionais que dificultam a programação de caminhões. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de programação inteira para a otimização da programação de veículos de múltiplos tipos para o transporte de derivados de petróleo para obras de construção de rodovias. Foi desenvolvido um modelo que buscasse a minimização da frota de caminhões disponíveis. Como conclusões, pode-se ressaltar que a metodologia empregada serviu para minimizar em 23,3%, em media, a frota necessária no período analisado. O desenvolvimento de indicadores de desempenho permitiu avaliar a qualidade das soluções geradas.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000200055Journal of Transport Literature v.9 n.2 2015reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v9n2a11info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Filho,José Luciano Lopes daPrata,Bruno de Athaydepor2015-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312015000200055Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-08T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
title Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
spellingShingle Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
Costa Filho,José Luciano Lopes da
programação de caminhões
dimensionamento de frota
programação inteira
word4
title_short Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
title_full Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
title_fullStr Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
title_full_unstemmed Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
title_sort Programação de caminhões de múltiplos tipos no transporte de derivados de petróleo para a construção de rodovias
author Costa Filho,José Luciano Lopes da
author_facet Costa Filho,José Luciano Lopes da
Prata,Bruno de Athayde
author_role author
author2 Prata,Bruno de Athayde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Filho,José Luciano Lopes da
Prata,Bruno de Athayde
dc.subject.por.fl_str_mv programação de caminhões
dimensionamento de frota
programação inteira
word4
topic programação de caminhões
dimensionamento de frota
programação inteira
word4
description Abstract O problema de programação de caminhões é um tema de grande relevância na gestão de frota das empresas. Estas enfrentam dificuldades em gerenciar seus veículos devido às diversas variáveis inerentes ao processo, tais como o tamanho ideal da frota, os diversos tipos de caminhões disponíveis, a capacidade de carga do caminhão, as informações técnicas do cliente e o agendamento das viagens. No que se refere ao transporte de derivados de petróleo, existem diversas características operacionais que dificultam a programação de caminhões. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de programação inteira para a otimização da programação de veículos de múltiplos tipos para o transporte de derivados de petróleo para obras de construção de rodovias. Foi desenvolvido um modelo que buscasse a minimização da frota de caminhões disponíveis. Como conclusões, pode-se ressaltar que a metodologia empregada serviu para minimizar em 23,3%, em media, a frota necessária no período analisado. O desenvolvimento de indicadores de desempenho permitiu avaliar a qualidade das soluções geradas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000200055
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000200055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v9n2a11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.9 n.2 2015
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362701856768