Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816 |
Resumo: | The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this people |
id |
SCAR_bed6eff9e04d3ed0541dd23842975af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2816 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Daniele Cristina da Rocha eGarcia, Marcos Roberto Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3911188481669270Tófoli, Luís Fernandohttp://lattes.cnpq.br/5025236380342711Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084http://lattes.cnpq.br/64505013101790952016-06-02T19:42:36Z2015-10-132016-06-02T19:42:36Z2015-02-26SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this peopleO objetivo geral desse trabalho foi analisar a concepção de educação implícita nas atividades desenvolvidas pela Associação Pode Crer , buscando compreendê-las a partir do diálogo com a Educação Popular e com as Políticas de Humanização da Saúde. A pesquisa foi desenvolvida por meio da observação participante, a partir de um ano de acompanhamento das atividades desenvolvidas por essa Associação (Drop in, Redução de Danos, Casa de Passagem e algumas atividades extras). A análise mostrou diversas interfaces entre a proposta de Redução de Danos e Educação Popular nas atividades desenvolvidas pela Pode Crer . Também se pôde perceber como os referenciais utilizados para uma maior compreensão dessa Associação possuem um ponto comum: a humanização. Assim, trata-se de um relevante trabalho de credibilização dessa atividade que está acontecendo na invisibilidade, porém com grande potencial de promoção de educação para os sujeitos que vivenciam as mais diversas vulnerabilidades, a partir da gestão comum, da corresponsabilidade, do acolhimento incondicional, escuta radical, diálogo horizontal e diversos aspectos que favorecem aprendizagens significativas no dia a dia dessas pessoas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarBReducaçãoredução de danosPolítica Nacional de Humanizaçãouso problemático de drogaspopulação em situação de ruapessoas desabrigadasdrogas abuso aspectos sociaishumanização dos serviços de saúdeharm reductionNational Humanization Policyproblematic drug usepeople living on the streetsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocabainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALSILVA_Daniele_2015.pdfapplication/pdf1362140https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/1/SILVA_Daniele_2015.pdf4473a0058d16bc314bb735e693473640MD51THUMBNAILSILVA_Daniele_2015.pdf.jpgSILVA_Daniele_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6137https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/2/SILVA_Daniele_2015.pdf.jpg7c5ec4cf31c1618d183743727cd42ea2MD52ufscar/28162019-09-11 02:18:01.745oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:18:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba |
title |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
spellingShingle |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. Silva, Daniele Cristina da Rocha e educação redução de danos Política Nacional de Humanização uso problemático de drogas população em situação de rua pessoas desabrigadas drogas abuso aspectos sociais humanização dos serviços de saúde harm reduction National Humanization Policy problematic drug use people living on the streets CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
title_full |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
title_fullStr |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
title_sort |
Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba. |
author |
Silva, Daniele Cristina da Rocha e |
author_facet |
Silva, Daniele Cristina da Rocha e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6450501310179095 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniele Cristina da Rocha e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Marcos Roberto Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3911188481669270 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tófoli, Luís Fernando |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5025236380342711 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 |
contributor_str_mv |
Garcia, Marcos Roberto Vieira Tófoli, Luís Fernando Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação redução de danos Política Nacional de Humanização uso problemático de drogas população em situação de rua pessoas desabrigadas drogas abuso aspectos sociais humanização dos serviços de saúde |
topic |
educação redução de danos Política Nacional de Humanização uso problemático de drogas população em situação de rua pessoas desabrigadas drogas abuso aspectos sociais humanização dos serviços de saúde harm reduction National Humanization Policy problematic drug use people living on the streets CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
harm reduction National Humanization Policy problematic drug use people living on the streets |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this people |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-13 2016-06-02T19:42:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:42:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816 |
identifier_str_mv |
SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/1/SILVA_Daniele_2015.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/2/SILVA_Daniele_2015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4473a0058d16bc314bb735e693473640 7c5ec4cf31c1618d183743727cd42ea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472033753399296 |