Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Cristina da Rocha e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816
Resumo: The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this people
id SCAR_bed6eff9e04d3ed0541dd23842975af9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2816
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Silva, Daniele Cristina da Rocha eGarcia, Marcos Roberto Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3911188481669270Tófoli, Luís Fernandohttp://lattes.cnpq.br/5025236380342711Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084http://lattes.cnpq.br/64505013101790952016-06-02T19:42:36Z2015-10-132016-06-02T19:42:36Z2015-02-26SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this peopleO objetivo geral desse trabalho foi analisar a concepção de educação implícita nas atividades desenvolvidas pela Associação Pode Crer , buscando compreendê-las a partir do diálogo com a Educação Popular e com as Políticas de Humanização da Saúde. A pesquisa foi desenvolvida por meio da observação participante, a partir de um ano de acompanhamento das atividades desenvolvidas por essa Associação (Drop in, Redução de Danos, Casa de Passagem e algumas atividades extras). A análise mostrou diversas interfaces entre a proposta de Redução de Danos e Educação Popular nas atividades desenvolvidas pela Pode Crer . Também se pôde perceber como os referenciais utilizados para uma maior compreensão dessa Associação possuem um ponto comum: a humanização. Assim, trata-se de um relevante trabalho de credibilização dessa atividade que está acontecendo na invisibilidade, porém com grande potencial de promoção de educação para os sujeitos que vivenciam as mais diversas vulnerabilidades, a partir da gestão comum, da corresponsabilidade, do acolhimento incondicional, escuta radical, diálogo horizontal e diversos aspectos que favorecem aprendizagens significativas no dia a dia dessas pessoas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarBReducaçãoredução de danosPolítica Nacional de Humanizaçãouso problemático de drogaspopulação em situação de ruapessoas desabrigadasdrogas abuso aspectos sociaishumanização dos serviços de saúdeharm reductionNational Humanization Policyproblematic drug usepeople living on the streetsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocabainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALSILVA_Daniele_2015.pdfapplication/pdf1362140https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/1/SILVA_Daniele_2015.pdf4473a0058d16bc314bb735e693473640MD51THUMBNAILSILVA_Daniele_2015.pdf.jpgSILVA_Daniele_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6137https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/2/SILVA_Daniele_2015.pdf.jpg7c5ec4cf31c1618d183743727cd42ea2MD52ufscar/28162019-09-11 02:18:01.745oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:18:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba
title Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
spellingShingle Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
Silva, Daniele Cristina da Rocha e
educação
redução de danos
Política Nacional de Humanização
uso problemático de drogas
população em situação de rua
pessoas desabrigadas
drogas abuso aspectos sociais
humanização dos serviços de saúde
harm reduction
National Humanization Policy
problematic drug use
people living on the streets
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
title_full Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
title_fullStr Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
title_full_unstemmed Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
title_sort Interfaces entre redução de danos e educação popular em uma instituição voltada para população em situação de rua em Sorocaba.
author Silva, Daniele Cristina da Rocha e
author_facet Silva, Daniele Cristina da Rocha e
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6450501310179095
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Cristina da Rocha e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Marcos Roberto Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3911188481669270
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tófoli, Luís Fernando
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5025236380342711
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9339578170693084
contributor_str_mv Garcia, Marcos Roberto Vieira
Tófoli, Luís Fernando
Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv educação
redução de danos
Política Nacional de Humanização
uso problemático de drogas
população em situação de rua
pessoas desabrigadas
drogas abuso aspectos sociais
humanização dos serviços de saúde
topic educação
redução de danos
Política Nacional de Humanização
uso problemático de drogas
população em situação de rua
pessoas desabrigadas
drogas abuso aspectos sociais
humanização dos serviços de saúde
harm reduction
National Humanization Policy
problematic drug use
people living on the streets
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv harm reduction
National Humanization Policy
problematic drug use
people living on the streets
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The main objective of this study was to analyze the conception of education that is implicit in the activities developed by the association "Pode Crer", seeking to understand them from the dialogue between Popular Education and the Health Humanization Policy. The research was conducted by one year of participant observation during which the activities developed by this Association (Drop in, Harm Reduction, Halfway House and some extra activities) were accompanied. The analysis showed several interfaces between the proposal of Harm Reduction and Popular Education on the activities developed by "Pode Crer". It could be also seen how the references used for a better understanding of this Association have a common point: the humanization. Thus, it is an important credibility work of this activity that happens in the invisibility, although with great potential to promote education for the subjects who experience many vulnerabilities from the common management, from shared responsibility, unconditional acceptance, radical listening, horizontal dialogue and aspects that promote meaningful learning at the everyday life of this people
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-13
2016-06-02T19:42:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:42:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816
identifier_str_mv SILVA, Daniele Cristina da Rocha e. Interfaces between harm reduction and popular education in an institutional focused in the population living on the streets of Sorocaba. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/1/SILVA_Daniele_2015.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2816/2/SILVA_Daniele_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4473a0058d16bc314bb735e693473640
7c5ec4cf31c1618d183743727cd42ea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777472033753399296