Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Neto, João Beccon de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da SORBI
Texto Completo: http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/32
Resumo: Resumo: Objetivos: O presente estudo procura estudar e recuperar o conceito e formação da ideia de indivíduo, procurando demonstrar o quanto o mesmo reforça iniquidades, uma vez que sua totalidade nega desejos individuais e singularidades. Método: Utilizaremos o método sincrônico, para analisar o surgimento da formação do conceito de indivíduo em nossa sociedade, bem como a sua evolução para formação do Direito. O método comparativo também será utilizado, pois analisaremos o processo de formação do indivíduo em comparação com a ideia de pessoa e personalidade jurídica, levando tais concepções ao campo da formação do cuidado em saúde, em especial a ética da alteridade e ética do cuidado, a partir de uma revisão transdisciplinar de autores da filosofia, antropologia, direito e da Saúde Coletiva. Conclusões: A formação do indivíduo se mostra importante para constituição do nosso direito moderno, por dar potência ao desenvolvimento de direitos e do princípio de igualdade. Contudo, a complexidade de nossa sociedade fomentada pela própria densidade que as relações humanas (no sentido amplo) demonstra que o uso do conceito de indivíduo no âmbito interno da micropolítica do trabalho vai de encontro a formação da alteridade como forma de cuidado e escuta do outro, que deixa de ser visto em sua singularidade.
id SORBI-1_9bc1cb64587aca648bea7cc7140627b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32
network_acronym_str SORBI-1
network_name_str Revista da SORBI
spelling Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidadoDireito; Antropologia; Bioética; Saúde ColetivaIndivíduo; Pessoa; Saúde Coletiva; Direitos Humanos; Alteridade; Ética do CuidadoResumo: Objetivos: O presente estudo procura estudar e recuperar o conceito e formação da ideia de indivíduo, procurando demonstrar o quanto o mesmo reforça iniquidades, uma vez que sua totalidade nega desejos individuais e singularidades. Método: Utilizaremos o método sincrônico, para analisar o surgimento da formação do conceito de indivíduo em nossa sociedade, bem como a sua evolução para formação do Direito. O método comparativo também será utilizado, pois analisaremos o processo de formação do indivíduo em comparação com a ideia de pessoa e personalidade jurídica, levando tais concepções ao campo da formação do cuidado em saúde, em especial a ética da alteridade e ética do cuidado, a partir de uma revisão transdisciplinar de autores da filosofia, antropologia, direito e da Saúde Coletiva. Conclusões: A formação do indivíduo se mostra importante para constituição do nosso direito moderno, por dar potência ao desenvolvimento de direitos e do princípio de igualdade. Contudo, a complexidade de nossa sociedade fomentada pela própria densidade que as relações humanas (no sentido amplo) demonstra que o uso do conceito de indivíduo no âmbito interno da micropolítica do trabalho vai de encontro a formação da alteridade como forma de cuidado e escuta do outro, que deixa de ser visto em sua singularidade.Revista da SORBIRede Governo Colaborativo em Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do SulAlmeida Neto, João Beccon de2015-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado em duplo cego por paresapplication/pdfhttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/3210.18308/2318-9983.2014v2n2.32Revista da SORBI; v. 2, n. 2 (2014)2318-998310.18308/2318-9983.2014v2n2reponame:Revista da SORBIinstname:Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)instacron:SORBIporhttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/32/38info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T17:46:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32Revistahttp://www.sorbi.org.br/revista/index.php/index/oai2318-99832318-9983opendoar:null2020-06-25 19:59:27.881Revista da SORBI - Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)true
dc.title.none.fl_str_mv Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
title Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
spellingShingle Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
Almeida Neto, João Beccon de
Direito; Antropologia; Bioética; Saúde Coletiva
Indivíduo; Pessoa; Saúde Coletiva; Direitos Humanos; Alteridade; Ética do Cuidado
title_short Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
title_full Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
title_fullStr Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
title_full_unstemmed Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
title_sort Entre indivíduo e pessoa: contribuições para uma ética do cuidado
author Almeida Neto, João Beccon de
author_facet Almeida Neto, João Beccon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rede Governo Colaborativo em Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Neto, João Beccon de
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Antropologia; Bioética; Saúde Coletiva
Indivíduo; Pessoa; Saúde Coletiva; Direitos Humanos; Alteridade; Ética do Cuidado
topic Direito; Antropologia; Bioética; Saúde Coletiva
Indivíduo; Pessoa; Saúde Coletiva; Direitos Humanos; Alteridade; Ética do Cuidado
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Objetivos: O presente estudo procura estudar e recuperar o conceito e formação da ideia de indivíduo, procurando demonstrar o quanto o mesmo reforça iniquidades, uma vez que sua totalidade nega desejos individuais e singularidades. Método: Utilizaremos o método sincrônico, para analisar o surgimento da formação do conceito de indivíduo em nossa sociedade, bem como a sua evolução para formação do Direito. O método comparativo também será utilizado, pois analisaremos o processo de formação do indivíduo em comparação com a ideia de pessoa e personalidade jurídica, levando tais concepções ao campo da formação do cuidado em saúde, em especial a ética da alteridade e ética do cuidado, a partir de uma revisão transdisciplinar de autores da filosofia, antropologia, direito e da Saúde Coletiva. Conclusões: A formação do indivíduo se mostra importante para constituição do nosso direito moderno, por dar potência ao desenvolvimento de direitos e do princípio de igualdade. Contudo, a complexidade de nossa sociedade fomentada pela própria densidade que as relações humanas (no sentido amplo) demonstra que o uso do conceito de indivíduo no âmbito interno da micropolítica do trabalho vai de encontro a formação da alteridade como forma de cuidado e escuta do outro, que deixa de ser visto em sua singularidade.
description Resumo: Objetivos: O presente estudo procura estudar e recuperar o conceito e formação da ideia de indivíduo, procurando demonstrar o quanto o mesmo reforça iniquidades, uma vez que sua totalidade nega desejos individuais e singularidades. Método: Utilizaremos o método sincrônico, para analisar o surgimento da formação do conceito de indivíduo em nossa sociedade, bem como a sua evolução para formação do Direito. O método comparativo também será utilizado, pois analisaremos o processo de formação do indivíduo em comparação com a ideia de pessoa e personalidade jurídica, levando tais concepções ao campo da formação do cuidado em saúde, em especial a ética da alteridade e ética do cuidado, a partir de uma revisão transdisciplinar de autores da filosofia, antropologia, direito e da Saúde Coletiva. Conclusões: A formação do indivíduo se mostra importante para constituição do nosso direito moderno, por dar potência ao desenvolvimento de direitos e do princípio de igualdade. Contudo, a complexidade de nossa sociedade fomentada pela própria densidade que as relações humanas (no sentido amplo) demonstra que o uso do conceito de indivíduo no âmbito interno da micropolítica do trabalho vai de encontro a formação da alteridade como forma de cuidado e escuta do outro, que deixa de ser visto em sua singularidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado em duplo cego por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/32
10.18308/2318-9983.2014v2n2.32
url http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/32
identifier_str_mv 10.18308/2318-9983.2014v2n2.32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/32/38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da SORBI
publisher.none.fl_str_mv Revista da SORBI
dc.source.none.fl_str_mv Revista da SORBI; v. 2, n. 2 (2014)
2318-9983
10.18308/2318-9983.2014v2n2
reponame:Revista da SORBI
instname:Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
instacron:SORBI
reponame_str Revista da SORBI
collection Revista da SORBI
instname_str Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
instacron_str SORBI
institution SORBI
repository.name.fl_str_mv Revista da SORBI - Sociedade Rio-Grandense de Bioética (SORBI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674120378013712385