Métodos de avaliação da composição corporal em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna,Mônica de Souza L.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Priore,Silvia Eloíza, Franceschini,Sylvia do Carmo C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000300013
Resumo: OBJETIVO: Revisar as principais técnicas de avaliação da composição corporal de crianças, enfatizando os estudos de validação. FONTES DE DADOS: Foi realizada uma busca nas principais bases científicas em saúde (SciELO, Science Direct e Pubmed), utilizando-se os descritores: "validação", "composição corporal", "criança", "índice de massa corporal", "pesagem hidrostática", "plestimografia", "bioimpedância elétrica", "pregas cutâneas", "antropometria", "circunferência da cintura" e respectivos vocábulos em inglês e espanhol. Foram selecionados artigos publicados entre 1990 e 2007e trabalhos clássicos referentes ao tema, publicados anteriormente. SÍNTESE DOS DADOS: Os métodos indiretos mais utilizados para avaliação da composição corporal de crianças são a plestimografia e a absortometria radiológica de dupla energia. Dentre os métodos duplamente indiretos, os mais utilizados são o índice de massa corporal, as pregas cutâneas, a bioimpedância elétrica, a circunferência da cintura, a relação cintura/quadril, o índice de conicidade e a relação cintura/estatura, sendo que as maiores correlações encontradas foram para a bioimpedância elétrica e o índice de massa corporal. CONCLUSÕES: Existem vários métodos para avaliar a composição corporal em crianças, cada um com suas vantagens e desvantagens. Ao definir o melhor método, é preciso eleger aquele que melhor detecte o problema que se pretende corrigir, levando em consideração os custos, o nível de treinamento dos avaliadores, o tempo de execução, a receptividade da população e os possíveis riscos à saúde.
id SPSP-1_55e75dab42eedfc66dac8bd196864401
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822009000300013
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Métodos de avaliação da composição corporal em criançascomposição corporalcriançaantropometriaavaliação nutricionalOBJETIVO: Revisar as principais técnicas de avaliação da composição corporal de crianças, enfatizando os estudos de validação. FONTES DE DADOS: Foi realizada uma busca nas principais bases científicas em saúde (SciELO, Science Direct e Pubmed), utilizando-se os descritores: "validação", "composição corporal", "criança", "índice de massa corporal", "pesagem hidrostática", "plestimografia", "bioimpedância elétrica", "pregas cutâneas", "antropometria", "circunferência da cintura" e respectivos vocábulos em inglês e espanhol. Foram selecionados artigos publicados entre 1990 e 2007e trabalhos clássicos referentes ao tema, publicados anteriormente. SÍNTESE DOS DADOS: Os métodos indiretos mais utilizados para avaliação da composição corporal de crianças são a plestimografia e a absortometria radiológica de dupla energia. Dentre os métodos duplamente indiretos, os mais utilizados são o índice de massa corporal, as pregas cutâneas, a bioimpedância elétrica, a circunferência da cintura, a relação cintura/quadril, o índice de conicidade e a relação cintura/estatura, sendo que as maiores correlações encontradas foram para a bioimpedância elétrica e o índice de massa corporal. CONCLUSÕES: Existem vários métodos para avaliar a composição corporal em crianças, cada um com suas vantagens e desvantagens. Ao definir o melhor método, é preciso eleger aquele que melhor detecte o problema que se pretende corrigir, levando em consideração os custos, o nível de treinamento dos avaliadores, o tempo de execução, a receptividade da população e os possíveis riscos à saúde.Sociedade de Pediatria de São Paulo2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000300013Revista Paulista de Pediatria v.27 n.3 2009reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822009000300013info:eu-repo/semantics/openAccessSant'Anna,Mônica de Souza L.Priore,Silvia EloízaFranceschini,Sylvia do Carmo C.por2009-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822009000300013Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2009-09-25T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
title Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
spellingShingle Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
Sant'Anna,Mônica de Souza L.
composição corporal
criança
antropometria
avaliação nutricional
title_short Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
title_full Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
title_fullStr Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
title_full_unstemmed Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
title_sort Métodos de avaliação da composição corporal em crianças
author Sant'Anna,Mônica de Souza L.
author_facet Sant'Anna,Mônica de Souza L.
Priore,Silvia Eloíza
Franceschini,Sylvia do Carmo C.
author_role author
author2 Priore,Silvia Eloíza
Franceschini,Sylvia do Carmo C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna,Mônica de Souza L.
Priore,Silvia Eloíza
Franceschini,Sylvia do Carmo C.
dc.subject.por.fl_str_mv composição corporal
criança
antropometria
avaliação nutricional
topic composição corporal
criança
antropometria
avaliação nutricional
description OBJETIVO: Revisar as principais técnicas de avaliação da composição corporal de crianças, enfatizando os estudos de validação. FONTES DE DADOS: Foi realizada uma busca nas principais bases científicas em saúde (SciELO, Science Direct e Pubmed), utilizando-se os descritores: "validação", "composição corporal", "criança", "índice de massa corporal", "pesagem hidrostática", "plestimografia", "bioimpedância elétrica", "pregas cutâneas", "antropometria", "circunferência da cintura" e respectivos vocábulos em inglês e espanhol. Foram selecionados artigos publicados entre 1990 e 2007e trabalhos clássicos referentes ao tema, publicados anteriormente. SÍNTESE DOS DADOS: Os métodos indiretos mais utilizados para avaliação da composição corporal de crianças são a plestimografia e a absortometria radiológica de dupla energia. Dentre os métodos duplamente indiretos, os mais utilizados são o índice de massa corporal, as pregas cutâneas, a bioimpedância elétrica, a circunferência da cintura, a relação cintura/quadril, o índice de conicidade e a relação cintura/estatura, sendo que as maiores correlações encontradas foram para a bioimpedância elétrica e o índice de massa corporal. CONCLUSÕES: Existem vários métodos para avaliar a composição corporal em crianças, cada um com suas vantagens e desvantagens. Ao definir o melhor método, é preciso eleger aquele que melhor detecte o problema que se pretende corrigir, levando em consideração os custos, o nível de treinamento dos avaliadores, o tempo de execução, a receptividade da população e os possíveis riscos à saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822009000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.27 n.3 2009
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318247314456576