Análise comparativa do estado nutricional de pré-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000200008 |
Resumo: | OBJETIVO: Comparar a avaliação do estado nutricional de pré-escolares segundo referência nacional de Conde e Monteiro (2006) e internacional do Centers for Disease Control (CDC, 2000) e da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006). MÉTODOS: Estudo transversal, com 312 pré-escolares frequentadores de creches no estado do Rio de Janeiro. A avaliação do estado nutricional baseou-se na antropometria, seguindo técnica padronizada. De acordo com os critérios do CDC e da OMS, o diagnóstico do estado nutricional baseou-se nos índices peso/idade, peso/estatura e estatura/idade, considerando-se com baixo peso, sobrepeso e obesidade crianças abaixo de percentil 15, maior ou igual ao percentil 85 e maior ou igual ao percentil 97, respectivamente. O diagnóstico do estado nutricional, segundo os critérios de Conde e Monteiro, utilizou o IMC, com pontos de corte estabelecidos pelos autores. Na análise estatística, aplicaram-se os testes de Friedmam e qui-quadrado, sendo significante p<0,05. RESULTADOS: Nos pré-escolares de ambos os sexos, verificou-se não haver diferenças significativas quando comparados os critérios de IMC (peso/estatura²) ao índice peso/estatura pelos critérios do CDC e OMS. Em relação ao índice peso/idade, não foi observada diferença entre meninas e meninos na classificação obtida pelo CDC e pela OMS. Entretanto, foi observada diferença no grupo dos meninos quanto aos critérios de classificação do CDC e da OMS para o índice estatura/idade (qui-quadrado; p=0,0026). CONCLUSÕES: Foi possível inferir que os critérios utilizados para avaliação antropométrica de pré-escolares não diferem expressivamente entre si, exceto para o índice estatura/idade em meninos. |
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