Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelhano, Rafael Antônio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, André Luís Janzkovski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/804
Resumo: A gestão de pessoas tem se mostrado um departamento altamente relevante nas empresas, especialmente naquelas que atuam no setor de hospitalidade, com suas ações, estratégias e processos impactando diretamente nos resultados dessas empresas. Esta pesquisa, centrou-se na análise de fatores relacionados aos processos de gestão de pessoas em hotéis da cidade de Rondonópolis-MT. Os dados foram coletados com base em entrevistas com gestores do setor de recursos humanos de quatro dos principais hotéis. Os resultados indicam que algumas práticas relacionadas à cultura organizacional, ao bem-estar social, ao alinhamento com a estratégia e à gestão do conhecimento foram mais evidentes do que as práticas relacionadas ao uso da tecnologia e no desenvolvimento de líderes contrariando o que advogam alguns dos teóricos.
id UAM-1_88d15267cd6955ab679aeba60f05c2b2
oai_identifier_str oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/804
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MTAdministração, Gestão de Pessoas, TurísmoGestão de pessoas; Processos de RH; Práticas; Setor hoteleiroA gestão de pessoas tem se mostrado um departamento altamente relevante nas empresas, especialmente naquelas que atuam no setor de hospitalidade, com suas ações, estratégias e processos impactando diretamente nos resultados dessas empresas. Esta pesquisa, centrou-se na análise de fatores relacionados aos processos de gestão de pessoas em hotéis da cidade de Rondonópolis-MT. Os dados foram coletados com base em entrevistas com gestores do setor de recursos humanos de quatro dos principais hotéis. Os resultados indicam que algumas práticas relacionadas à cultura organizacional, ao bem-estar social, ao alinhamento com a estratégia e à gestão do conhecimento foram mais evidentes do que as práticas relacionadas ao uso da tecnologia e no desenvolvimento de líderes contrariando o que advogam alguns dos teóricos.Universidade Anhembi MorumbiCastelhano, Rafael AntônioCardoso, André Luís Janzkovski2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/80410.21714/2179-9164.2019.v16n1.008Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.01 - 2019; 147-1702179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/804/pdfDireitos autorais 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T21:05:30Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/804Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-06-27T21:05:30Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
title Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
spellingShingle Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
Castelhano, Rafael Antônio
Administração, Gestão de Pessoas, Turísmo
Gestão de pessoas; Processos de RH; Práticas; Setor hoteleiro
title_short Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
title_full Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
title_fullStr Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
title_full_unstemmed Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
title_sort Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro: um estudo em hotéis na cidade de Rondonópolis-MT
author Castelhano, Rafael Antônio
author_facet Castelhano, Rafael Antônio
Cardoso, André Luís Janzkovski
author_role author
author2 Cardoso, André Luís Janzkovski
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelhano, Rafael Antônio
Cardoso, André Luís Janzkovski
dc.subject.por.fl_str_mv Administração, Gestão de Pessoas, Turísmo
Gestão de pessoas; Processos de RH; Práticas; Setor hoteleiro
topic Administração, Gestão de Pessoas, Turísmo
Gestão de pessoas; Processos de RH; Práticas; Setor hoteleiro
description A gestão de pessoas tem se mostrado um departamento altamente relevante nas empresas, especialmente naquelas que atuam no setor de hospitalidade, com suas ações, estratégias e processos impactando diretamente nos resultados dessas empresas. Esta pesquisa, centrou-se na análise de fatores relacionados aos processos de gestão de pessoas em hotéis da cidade de Rondonópolis-MT. Os dados foram coletados com base em entrevistas com gestores do setor de recursos humanos de quatro dos principais hotéis. Os resultados indicam que algumas práticas relacionadas à cultura organizacional, ao bem-estar social, ao alinhamento com a estratégia e à gestão do conhecimento foram mais evidentes do que as práticas relacionadas ao uso da tecnologia e no desenvolvimento de líderes contrariando o que advogam alguns dos teóricos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/804
10.21714/2179-9164.2019.v16n1.008
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/804
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2019.v16n1.008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/804/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.16 n.01 - 2019; 147-170
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1750318299798831104