Ensino religioso e paisagem religiosa: uma análise panorâmica na legislação e no projeto político-pedagógico das escolas da rede estadual de Pernambuco

Ce mémoire de maîtrise est liée à la ligne de recherche de domaine religieux brésilien. Une analyse panoramique sur la législation et sur un projet politique pédagogique des écoles de l'État de Pernambuco, analyse l'éducation religieuse et les paysages religieux et les lieux sacrés. Il a é...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Sousa, Rosalia Soares de lattes
Advisor: Aragão, Gilbraz de Souza lattes
Referee: Libório, Luiz Alencar lattes, Oliveira, Aurenéa Maria de lattes
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Católica de Pernambuco
Program: Mestrado em Ciências da Religião
Department: Ciências da Religião
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/361
Citation:SOUSA, Rosalia Soares de. Ensino religioso e paisagem religiosa: uma análise panorâmica na legislação e no projeto político-pedagógico das escolas da rede estadual de Pernambuco. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.
Portuguese abstract:A presente dissertação de mestrado está relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro. Pretende analisar o Ensino Religioso, Paisagem Religiosa e Lugares Sagrados uma análise panorâmica na legislação e no projeto político-pedagógico das escolas da rede estadual de Pernambuco. Para tanto, foi resenhado a legislação educacional, analisou-se os Parâmetros Curriculares de Geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso na perspectiva de defender a conexão entre esses dois componentes curriculares através da temática Paisagens Religiosas e Lugares Sagrados nos Projetos Político-Pedagógico das escolas da rede pública estadual. A caminhada metodológica adotada foi a análise qualitativa bibliográfica e descritiva e envolveu pesquisa na Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul. Fundamentando-se na literatura das Ciências da Religião. Ao final fizeram-se sugestões no decorrer dos capítulos, enfatizando-as nas considerações finais. No primeiro capítulo ficou evidente a não existência de proposta pedagógica para o Ensino Religioso Escolar no âmbito federal e estadual apesar de ele estar inserido em diferentes legislações e figurar como área de conhecimento e componente curricular com oferta obrigatória. No segundo capítulo, a inserção da paisagem religiosa e dos lugares sagrados no Projeto Político-Pedagógico das escolas é pertinente e se fundamenta na autonomia da escola defendida pela legislação educacional. Finalmente, no terceiro capítulo ficou evidente a possibilidade de conexão entre o Ensino Religioso e a Geografia através da temática Paisagem Religiosa e Lugares Sagrados. As escolas pesquisadas demonstram preocupação com a construção de uma proposta para o Ensino Religioso em seu PPP, mas não avançam devido à inexistência de uma diretriz nacional.