Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícero Lopes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350
Resumo: This research aims to discuss the relevance of religious education in public schools and secular Brazil. At first develops an analysis of the historical-critical trajectory and evolution of religious education in public schools in the country, highlighting especially the relationship Church and State, National Legislation and lines underlying the pedagogical process. In the second chapter we work with João Décio Passos e Afonso Soares, we suggest three models of Religious Education present in Brazil, the Catechism, the Theological and Religious Studies, which examines the proposal to adopt the model of the Sciences of Religion as the best option to sustain pedagogical and epistemological autonomy of religious education in public schools in the country today. Finally, it is argued the need for a more comprehensive model for the study of religious phenomena through the transdisciplinary approach of Edgar Morin and Basarab Nicolescu, aimed at training the students a perspective of wholeness and citizenship, as expressed in Article 33 of LDB No. 9.394/96, with the new wording of Article 33.
id UCAP_ed048f646808a24fdb73904e60ad67ad
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/350
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Aragão, Gilbraz de SouzaCPF:34184058434http://lattes.cnpq.br/2791943760545079Cavalcanti, Carlos André MacêdoCPF:00000000298http://lattes.cnpq.br/7764634726743516Libório, Luiz AlencarCPF:04426720559http://lattes.cnpq.br/2889916979419619CPF:90007425449http://lattes.cnpq.br/4925206521327666Silva, Cícero Lopes da2017-06-01T18:12:47Z2014-05-282013-10-02SILVA, Cícero Lopes da. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350This research aims to discuss the relevance of religious education in public schools and secular Brazil. At first develops an analysis of the historical-critical trajectory and evolution of religious education in public schools in the country, highlighting especially the relationship Church and State, National Legislation and lines underlying the pedagogical process. In the second chapter we work with João Décio Passos e Afonso Soares, we suggest three models of Religious Education present in Brazil, the Catechism, the Theological and Religious Studies, which examines the proposal to adopt the model of the Sciences of Religion as the best option to sustain pedagogical and epistemological autonomy of religious education in public schools in the country today. Finally, it is argued the need for a more comprehensive model for the study of religious phenomena through the transdisciplinary approach of Edgar Morin and Basarab Nicolescu, aimed at training the students a perspective of wholeness and citizenship, as expressed in Article 33 of LDB No. 9.394/96, with the new wording of Article 33.Esta pesquisa visa discutir a pertinência do Ensino Religioso na escola pública e laica do Brasil. Num primeiro momento desenvolve-se uma análise histórico-crítica da trajetória e evolução do Ensino Religioso nas escolas públicas do país, destacando, sobretudo, a relação Igreja e Estado, a Legislação Nacional e as linhas pedagógicas subjacentes ao processo. No segundo capítulo trabalha-se com João Décio Passos e Afonso Soares, que nos indicam três modelos de Ensino Religioso presentes no Brasil, o Catequético, Teológico e das Ciências da Religião, onde se analisa a proposta de adotar o modelo das Ciências da Religião como a melhor opção para sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso na escola pública do país hoje. Por fim, defende-se a necessidade de um modelo mais integral para o estudo do fenômeno religioso através da abordagem transdisciplinar de Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo em vista a formação dos estudantes numa perspectiva de integralidade e cidadania, conforme expresso no artigo 33 da LDB nº 9.394/96, com a nova redação do Artigo 33.Made available in DSpace on 2017-06-01T18:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cicero_lopes_silva.pdf: 484736 bytes, checksum: bfec2d133d49a0efdc5c5990ffe85b2a (MD5) Previous issue date: 2013-10-02application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Ciências da ReligiãoUNICAPBRCiências da Religiãoensino religioso - Brasilescolas públicasNablus - condições econômicasleigos (Religião) - BrasilNablus - condições sociaisensino religioso escolareducaçãodissertaçõesreligious education - Brazilpublic schoolsNablus - economic conditionslay (religion) - BrazilNablus - social conditionsreligious instructioneducationdissertationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAContribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALcicero_lopes_silva.pdfapplication/pdf484736http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/350/1/cicero_lopes_silva.pdfbfec2d133d49a0efdc5c5990ffe85b2aMD51tede/3502018-09-24 15:29:18.18oai:tede2.unicap.br:tede/350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
title Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
spellingShingle Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
Silva, Cícero Lopes da
ensino religioso - Brasil
escolas públicas
Nablus - condições econômicas
leigos (Religião) - Brasil
Nablus - condições sociais
ensino religioso escolar
educação
dissertações
religious education - Brazil
public schools
Nablus - economic conditions
lay (religion) - Brazil
Nablus - social conditions
religious instruction
education
dissertations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
title_full Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
title_fullStr Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
title_full_unstemmed Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
title_sort Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica
author Silva, Cícero Lopes da
author_facet Silva, Cícero Lopes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão, Gilbraz de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:34184058434
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2791943760545079
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cavalcanti, Carlos André Macêdo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000298
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7764634726743516
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Libório, Luiz Alencar
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:04426720559
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2889916979419619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:90007425449
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4925206521327666
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cícero Lopes da
contributor_str_mv Aragão, Gilbraz de Souza
Cavalcanti, Carlos André Macêdo
Libório, Luiz Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv ensino religioso - Brasil
escolas públicas
Nablus - condições econômicas
leigos (Religião) - Brasil
Nablus - condições sociais
ensino religioso escolar
educação
dissertações
topic ensino religioso - Brasil
escolas públicas
Nablus - condições econômicas
leigos (Religião) - Brasil
Nablus - condições sociais
ensino religioso escolar
educação
dissertações
religious education - Brazil
public schools
Nablus - economic conditions
lay (religion) - Brazil
Nablus - social conditions
religious instruction
education
dissertations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv religious education - Brazil
public schools
Nablus - economic conditions
lay (religion) - Brazil
Nablus - social conditions
religious instruction
education
dissertations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This research aims to discuss the relevance of religious education in public schools and secular Brazil. At first develops an analysis of the historical-critical trajectory and evolution of religious education in public schools in the country, highlighting especially the relationship Church and State, National Legislation and lines underlying the pedagogical process. In the second chapter we work with João Décio Passos e Afonso Soares, we suggest three models of Religious Education present in Brazil, the Catechism, the Theological and Religious Studies, which examines the proposal to adopt the model of the Sciences of Religion as the best option to sustain pedagogical and epistemological autonomy of religious education in public schools in the country today. Finally, it is argued the need for a more comprehensive model for the study of religious phenomena through the transdisciplinary approach of Edgar Morin and Basarab Nicolescu, aimed at training the students a perspective of wholeness and citizenship, as expressed in Article 33 of LDB No. 9.394/96, with the new wording of Article 33.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-02
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Cícero Lopes da. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350
identifier_str_mv SILVA, Cícero Lopes da. Contribuições da metodologia transdisciplinar para a fundamentação do ensino religioso no contexto da escola laica. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/350/1/cicero_lopes_silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfec2d133d49a0efdc5c5990ffe85b2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1791084765492805632