O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Roberto Gomes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/736
Resumo: This work deals with the treatment of linguistic deconstruction of prejudice in Textbook of Portuguese. We present, among other things, consideration of the Textbook, the NCP that warn about the linguistic varieties and with PNLD on the prospects for treatment activities of prejudice in the teaching of Portuguese language. The contribution of sociolinguistics is an important point that we address in order to justify the course that we actually get to linguistic prejudice and discuss its deconstruction. The approach adopted for the presentation of this research is based in Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Smith (1996, 1998, 2000,2002, 2004) among others. Therefore, the selected corpus is the didactic collection "Portuguese Language: rumo ao letramento" (Soares, 2002) in order to observe the approach that this work gives the change in the perspective of linguistic deconstruction of language bias. We conclude that the didactic collection presents significant progress in relation to our focus of analysis. Are rare moment in which we perceive stereotypes and biased language, the work did not find the concept of right x wrong that only emphasizes the variety cultivated and underestimate others. But on the other hand, we detected the lack of activities scheduled for actions that allow prospects deconstruction of language prejudice
id UCAP_2319839836cb94a5fbf9dbe8ea871100
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/736
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Efken, Karl HeinzCPF:22639322168http://lattes.cnpq.br/4200543767832607Bizerra, Maria da ConceiçãoCPF:01322346453http://lattes.cnpq.br/0549091436486074Matos, Junot CornélioCPF:33579881434http://lattes.cnpq.br/4627841295680114CPF:30711983453http://lattes.cnpq.br/7383243065947937Silva, Paulo Roberto Gomes da2017-06-01T18:24:35Z2011-06-032010-04-09SILVA, Paulo Roberto Gomes da. O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/736This work deals with the treatment of linguistic deconstruction of prejudice in Textbook of Portuguese. We present, among other things, consideration of the Textbook, the NCP that warn about the linguistic varieties and with PNLD on the prospects for treatment activities of prejudice in the teaching of Portuguese language. The contribution of sociolinguistics is an important point that we address in order to justify the course that we actually get to linguistic prejudice and discuss its deconstruction. The approach adopted for the presentation of this research is based in Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Smith (1996, 1998, 2000,2002, 2004) among others. Therefore, the selected corpus is the didactic collection "Portuguese Language: rumo ao letramento" (Soares, 2002) in order to observe the approach that this work gives the change in the perspective of linguistic deconstruction of language bias. We conclude that the didactic collection presents significant progress in relation to our focus of analysis. Are rare moment in which we perceive stereotypes and biased language, the work did not find the concept of right x wrong that only emphasizes the variety cultivated and underestimate others. But on the other hand, we detected the lack of activities scheduled for actions that allow prospects deconstruction of language prejudiceEste trabalho versa sobre o tratamento da desconstrução do preconceito linguístico no Livro Didático de Português. Nele apresentamos, entre outras questões, considerações sobre o Livro Didático; o que alertam os PCN sobre as variedades linguísticas e o que diz o PNLD no tocante às perspectivas de tratamento para as atividades sobre preconceito no ensino de Língua Portuguesa. A contribuição da Sociolinguística é um ponto marcante que abordamos no intuito de justificar o percurso que fazemos para chegar ao preconceito linguístico e discorrer sobre a sua desconstrução. A abordagem adotada para a apresentação desta pesquisa fundamenta-se em Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Soares (1996, 1998, 2000, 2002, 2004) dentre outros. Para tanto, o corpus selecionado é a coleção didática Língua Portuguesa: rumo ao letramento , (SOARES, 2002) com o objetivo de observar a abordagem que tal obra confere à variação linguística na perspectiva da desconstrução do preconceito linguístico. Concluímos que a coleção didática apresenta avanço significativo em relação ao nosso foco de análise. São raros os momento em que percebemos visões estereotipadas e preconceituosas da língua, não encontramos na obra o conceito de certo x errado que enfatiza apenas a variedade culta e subestima as demais. Mas, por outro lado, detectamos a ausência de atividades marcadas por ações que possibilitem perspectivas de desconstrução do preconceito linguísticoMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_paulo_roberto.pdf: 6637880 bytes, checksum: 1dda0b5e6c64148541a38592d9cd9157 (MD5) Previous issue date: 2010-04-09application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Ciências da LinguagemUNICAPBRCiências da Linguagemlíngua portuguesa - estudo e ensinolivros didáticoslingüísticadissertaçõesportuguese language - study and teachingtextbooksLinguisticsdissertationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de portuguêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALdissertacao_paulo_roberto.pdfapplication/pdf6637880http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/736/1/dissertacao_paulo_roberto.pdf1dda0b5e6c64148541a38592d9cd9157MD51tede/7362018-09-24 15:29:29.888oai:tede2.unicap.br:tede/736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
title O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
spellingShingle O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
Silva, Paulo Roberto Gomes da
língua portuguesa - estudo e ensino
livros didáticos
lingüística
dissertações
portuguese language - study and teaching
textbooks
Linguistics
dissertation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
title_full O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
title_fullStr O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
title_full_unstemmed O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
title_sort O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português
author Silva, Paulo Roberto Gomes da
author_facet Silva, Paulo Roberto Gomes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Efken, Karl Heinz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22639322168
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4200543767832607
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bizerra, Maria da Conceição
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:01322346453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0549091436486074
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Matos, Junot Cornélio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:33579881434
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4627841295680114
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:30711983453
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7383243065947937
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Roberto Gomes da
contributor_str_mv Efken, Karl Heinz
Bizerra, Maria da Conceição
Matos, Junot Cornélio
dc.subject.por.fl_str_mv língua portuguesa - estudo e ensino
livros didáticos
lingüística
dissertações
topic língua portuguesa - estudo e ensino
livros didáticos
lingüística
dissertações
portuguese language - study and teaching
textbooks
Linguistics
dissertation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv portuguese language - study and teaching
textbooks
Linguistics
dissertation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work deals with the treatment of linguistic deconstruction of prejudice in Textbook of Portuguese. We present, among other things, consideration of the Textbook, the NCP that warn about the linguistic varieties and with PNLD on the prospects for treatment activities of prejudice in the teaching of Portuguese language. The contribution of sociolinguistics is an important point that we address in order to justify the course that we actually get to linguistic prejudice and discuss its deconstruction. The approach adopted for the presentation of this research is based in Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Smith (1996, 1998, 2000,2002, 2004) among others. Therefore, the selected corpus is the didactic collection "Portuguese Language: rumo ao letramento" (Soares, 2002) in order to observe the approach that this work gives the change in the perspective of linguistic deconstruction of language bias. We conclude that the didactic collection presents significant progress in relation to our focus of analysis. Are rare moment in which we perceive stereotypes and biased language, the work did not find the concept of right x wrong that only emphasizes the variety cultivated and underestimate others. But on the other hand, we detected the lack of activities scheduled for actions that allow prospects deconstruction of language prejudice
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-09
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paulo Roberto Gomes da. O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/736
identifier_str_mv SILVA, Paulo Roberto Gomes da. O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/736/1/dissertacao_paulo_roberto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dda0b5e6c64148541a38592d9cd9157
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1797223273696591872