Acessibilidade e inclusão escolar: o cadeirante no ambiente educacional

Pedagogia

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Cunha, Alessandra Aparecida Estevam da
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/5259
Citation:CUNHA, Alessandra Aparecida Estevam da. Acessibilidade e inclusão escolar: o cadeirante no ambiente educacional. 2013. 24 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Portuguese abstract:O presente artigo tem como objetivo analisar a acessibilidade e a interação do deficiente físico (cadeirante) no ambiente escolar. Este artigo aborda a análise das entrevistas aplicadas a três profissionais educacionais que convivem com uma estudante cadeirante. Outro instrumento de coleta de dados foi o estudo de caso. A pesquisa tem um caráter exploratório e qualitativo, visando obter informações que enriqueçam e esclareçam os objetivos propostos. Para o referencial teórico, pesquisei autores nacionais e internacionais, sobretudo obras contemporâneas, como as do autor Aranha (2004) e suas contribuições para a educação, num contexto geral. A legislação sobre a temática também foi averiguada conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). As informações teóricas e as entrevistas evidenciaram que faltam mecanismos e profissionais para atender as crianças com deficiências físicas na instituição investigada. Mesmo diante das limitações físicas e da falta de profissionais na instituição, a criança observada vem demonstrando crescimento na sua capacidade de aprendizagem e assimilação nas ações propostas.