Alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Pedagogia

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Teodoro, Bianca da Cunha
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/5284
Citation:TEODORO, Bianca da Cunha. Alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 29 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Portuguese abstract:Alfabetizar e letrar têm sido uma temática bastante debatida atualmente. É possível ser letrado e não ser alfabetizado? É possível ser alfabetizado e não ser letrado? Essas indagações nos trazem outras questões interessantes: O letramento exerce influência no ato de se alfabetizar? Qual a influência das pesquisas de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita para a alfabetização? Sendo assim, essa pesquisa buscou respostas a esses questionamentos. Tendo como objetivo, analisar o processo de alfabetização e letramento em crianças no segundo ano do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, esta se utilizou de uma metodologia baseada em observações em uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da Secretária de Educação do Distrito Federal, localizada na Região Administrativa de Taguatinga, utilizando ainda uma entrevista semi-estruturada com a professora, sendo analisada a postura desta como alfabetizadora frente às crianças e as estratégias que a mesma utiliza para alfabetizar e letrar. Tendo como principais resultado, a ênfase das pesquisas de Emília Ferreiro para a educação atual; a análise das principais estratégias utilizada por uma dada professora para alfabetizar e letrar.