A ecologia linguística na prática docente do professor de português como língua materna: uma prática reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tunes, Stefanie da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/604
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi problematizar a prática de ensino na sala de aula de português como língua materna, olhando para o espaço escolar através de uma visão holística e constatando nas inter-relações praticadas por seus autores a ecologia vigente neste meio interativo. Para tanto, nosso referencial teórico compôs-se de autores que tratam das práticas de letramento (Kleiman, 1995) e Soares (1998), sendo nossa concepção de linguagem calcada em Bakhtin (2004). A Ecologia Linguística está baseada nos pressupostos trazidos em Couto (2007; 2012; 2016) e a ecologia é observada segundo os fundamentos de Odum (2011) e Townsend, Begon e Harper (2010). Nossa pesquisa caracterizou-se qualitativa, segundo os conceitos de Duarte (2004) e Senra (1989), cumprida em diálogos com docentes da rede superior de ensino, responsáveis pela formação de professores. Assim, buscamos trazer ao campo dos estudos das práticas de ensino a Visão Ecológica de Mundo – VEM – no propósito de caracterizar a sala de aula como um ecossistema, prestando a esta a devida relevância no concernente à formação do aluno enquanto sujeito, além de observar os lugares ocupados pelo professor e pelo aluno, à medida que se caracterizam como autores do ambiente escolar e as implicações de tais posicionamentos nas práticas educacionais.
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