Os reflexos da emenda no Lei de Cotas Sociais para as PCD no acesso e na acessibilidade no Instituto Federal Sul-Riograndense Campus Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Olavo Antônio de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/674
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo, verificar se o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas está preparado para receber as Pessoas com Deficiência (PcD). O estudo da pesquisa foi no Campus Pelotas, especificamente em observações das adaptações para acessibilidade no campus, em documentos na página do ifsul.edu.br/processo/seletivo/edital e no Programa Q-Acadêmico dos registros acadêmicos, responsável por conter dados das matriculas. Como referencial foram utilizados os temas Estado Brasileiro, políticas sociais, ensino superior público, política de ações afirmativas, com ênfase na Lei 12.712/12, e a recente emenda da lei 13.409/16, que ao contrário do veto anterior, incluiu a partir de 2017 as PcD na cotas sociais. A pesquisa foi bibliográfica e documental e desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa, com apoio de dados quantitativos em gráficos, referentes ao ingresso de alunos com deficiência. Desde a implantação de cotas para as PcD no processo seletivo do edital 100/2017 notou-se um aumento do número de escritos nesta modalidade (PcD) em vários campus, o que poderá ajudar no aumento do ingresso de alunos com deficiência nos cursos do campus Pelotas. Já que o campus Pelotas está preparado, com rampas elevadores e banheiros adaptados, acessíveis para receber este público.
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spelling Os reflexos da emenda no Lei de Cotas Sociais para as PCD no acesso e na acessibilidade no Instituto Federal Sul-Riograndense Campus Pelotaspessoas com deficiência; política de cotas sociais; acessibilidadeCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS##-1988061944270133392##600A presente dissertação tem como objetivo, verificar se o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas está preparado para receber as Pessoas com Deficiência (PcD). O estudo da pesquisa foi no Campus Pelotas, especificamente em observações das adaptações para acessibilidade no campus, em documentos na página do ifsul.edu.br/processo/seletivo/edital e no Programa Q-Acadêmico dos registros acadêmicos, responsável por conter dados das matriculas. Como referencial foram utilizados os temas Estado Brasileiro, políticas sociais, ensino superior público, política de ações afirmativas, com ênfase na Lei 12.712/12, e a recente emenda da lei 13.409/16, que ao contrário do veto anterior, incluiu a partir de 2017 as PcD na cotas sociais. A pesquisa foi bibliográfica e documental e desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa, com apoio de dados quantitativos em gráficos, referentes ao ingresso de alunos com deficiência. Desde a implantação de cotas para as PcD no processo seletivo do edital 100/2017 notou-se um aumento do número de escritos nesta modalidade (PcD) em vários campus, o que poderá ajudar no aumento do ingresso de alunos com deficiência nos cursos do campus Pelotas. Já que o campus Pelotas está preparado, com rampas elevadores e banheiros adaptados, acessíveis para receber este público.This dissertation aimed to verify whether the Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas is prepared to receive disabled people (DP). The research occurred in the Campus Pelotas, especially observing the adaptations for accessibility in the campus, in documents from the webpage ifsul.edu.br/processoseletivo/edital, and in the Programa Q-Acadêmico of the academic records, which contain the registration data. As referential, we used subjects like: Estado Brasileiro, social policies, public higher education, affirmative action policies, with emphasis on the law nº 12712/12, and on the recent amendment of law nº 13409/16, which unlike the previous veto, it included DP in social quotas since 2017. The research was bibliographical and documental and it developed by the means of a qualitative approach, with a support of quantitative data in graphs related to the admission of disabled students. Since the DP quotas in selective process of the public notice nº 100/2017 were implemented, we noticed that there was an increase of DP enrolled in this modality in several campi. This can help in the increasing of DP in courses of this campus, once it is prepared to receive this people, with ramps, elevators and adapted toilets. Keywords: Disabled People. Social Quotas Policy. Accessibility.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica Social##-7895665898047196699##600MOURA, Marcelo Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/1713248147163613CHIES, Luiz Antônio Bogohttp://lattes.cnpq.br/8089974119901042CUNHA, Myriam Siqueira dahttp://lattes.cnpq.br/9212373223406185PEREIRA, Olavo Antônio de Almeida2018-03-16T12:04:00Z2017-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Olavo Antônio de Almeida. Os reflexos da emenda no Lei de Cotas Sociais para as PCD no acesso e na acessibilidade no Instituto Federal Sul-Riograndense Campus Pelotas. 2017. 97 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Politica Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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