Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): a inserção das tecnologias no ensino analisadas a partir da produção científica no Brasil de 2010 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES JÚNIOR, João Alberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/611
Resumo: O presente trabalho trata de um diagnóstico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, o ProInfo, a partir da análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 e 2015. O foco desta dissertação teve como objetivo analisar o processo de implementação do programa neste contexto a partir desta produção. Este trabalho está organizado em quatro capítulos, sendo o primeiro a introdução, que justifica os motivos que levaram o pesquisador a abordar o tema em tela. O Capítulo 2 trata do Estado, Políticas Públicas e Tecnologias na Educação e realizará uma introdução sobre a política educacional. No Capítulo 3 serão apresentadas as análises e resultados do Proinfo. E por fim, apresentadas as conclusões a partir das pesquisas realizadas. Os resultados da análise destes trabalhos apresentam um panorama do programa como política pública de educação, que tem como objetivo o incentivo à utilização das tecnologias como uma prática pedagógica com intuito de apoiar o letramento digital, tornar a educação mais atrativa e propiciar uma melhor formação no que diz respeito as tecnologias de comunicação e informação. Concluiu-se que o programa apresenta várias lacunas na sua implementação, principalmente no que tange a constante avaliação da execução das práticas e acompanhamento das atividades para que as ações proativas sejam incorporadas, auxiliando assim no alcance dos objetivos do programa e de resultados mais efetivos.
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