O uso de jogos eletrônicos em adolescentes do ensino médio em Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Samuelle Gonçalves e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/634
Resumo: Os jogos eletrônicos são hoje uma das formas de lazer mais utilizadas por adolescentes em todo o mundo devido ao avanço tecnológico na área da informática. Com essa mudança de comportamento surge a dúvida se os jogos eletrônicos podem ser benéficos ou prejudiciais aos adolescentes. Este volume apresenta um estudo de metodologia transversal, que objetivou avaliar a prevalência do uso abusivo de jogos eletrônicos e fatores associados em alunos do ensino médio na zona urbana do município de Pelotas-RS. Foi utilizado um questionário auto aplicado contendo perguntas sócio demográficas, o instrumento Game Addiction Scale (GAS), para medir a dependência de jogos eletrônicos e a escala SelfReporting Questionnaire (SRQ-20) para rastreamento de transtornos mentais comuns. As escolas foram selecionadas por um sorteio com base na lista obtida na Secretaria de Educação Estadual, destas todas as turmas de ensino médio foram convidadas a participar, mediante autorização dos pais para os menores de 18 anos, totalizando 450 estudantes. Nossos dados mostraram uma prevalência de uso abusivo de games significativa, estando este associado ao sexo masculino, repetência escolar e manifestar transtornos mentais comuns Tais resultados nos levam a pensar que a elevada prevalência de uso abusivo de jogos associada ao menor desempenho escolar e a presença de transtornos mentais comuns deve ser investigada mais profundamente, uma vez que poderá ser um dos determinantes para a não obtenção do completo bem-estar físico, mental e social destes jovens.