CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO GAÚCHO NA CANÇÃO DE LUIZ MARENCO: UM ENFOQUE DIALÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gabriel Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/114
Resumo: Considerando a importância da reflexão sobre as diferentes imagens discursivas do gaúcho, este estudo tem o intuito de analisar, sob o ponto de vista dialógico, aspectos da construção discursiva da identidade gaúcha no CD de música nativista intitulado Identidade, de Luiz Marenco, procurando apreender pistas que apontam para a constituição do sujeito sul-rio-grandense. Como objetivos específicos, visa verificar, nas composições musicais do referido disco, (a) pistas discursivas que remetem a facetas identitárias as quais, embora possam advir de singularidades díspares, e até mesmo conflitantes entre si, ajudem na construção dialógica do gaúcho, (b) como se dá a construção dialógica da identidade do sujeito gaúcho nas canções interpretadas por Luiz Marenco, observando como sentidos advindos de um já-dito são responsivamente refletidos e refratados e (c) qual a influência dessa construção dialógica para a formação identitária sul-rio-grandense. Esta pesquisa está baseada na teoria dialógica do discurso (Bakhtin 1998, 2003; Bakhtin/Volochinov, 1995), que tem contribuído para a reflexão acerca dos estudos da enunciação e do discurso, inclusive no que tange à constituição discursivo-identitária do indivíduo, e estabelece interlocução com os estudos culturais (Hall, 2000; Silva, 2007), que contribuem com reflexões a respeito das relações entre processos culturais e identitários. No que se refere à metodologia, são analisadas cinco canções do disco Identidade, escolhidas de acordo com traços recorrentes representativos do sujeito sulino, não deixando de dialogar com as outras canções selecionadas e com o conjunto da obra. Nesse processo, discorre-se sobre pistas nos enunciados de letra e melodia, formadores das canções, que agem no sentido de embasar os modos de representação do gaúcho e, conseqüentemente, sua construção identitária. Para tanto, parte-se do raciocínio de que as formações identitárias estão diretamente relacionadas com a linguagem. Assim, os modos de representação se dão por meio do discurso, o qual estabelece relações dialógicas com discursos outros, remetendo ao processo de construção de sentido em que o interlocutor tem participação ativa. Nesse contexto, conclui-se apontando para um repensar os conceitos sobre a atual representação do gaúcho, considerando sua identidade como algo em constante deslocamento, ou seja, em constante construção
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Como objetivos específicos, visa verificar, nas composições musicais do referido disco, (a) pistas discursivas que remetem a facetas identitárias as quais, embora possam advir de singularidades díspares, e até mesmo conflitantes entre si, ajudem na construção dialógica do gaúcho, (b) como se dá a construção dialógica da identidade do sujeito gaúcho nas canções interpretadas por Luiz Marenco, observando como sentidos advindos de um já-dito são responsivamente refletidos e refratados e (c) qual a influência dessa construção dialógica para a formação identitária sul-rio-grandense. Esta pesquisa está baseada na teoria dialógica do discurso (Bakhtin 1998, 2003; Bakhtin/Volochinov, 1995), que tem contribuído para a reflexão acerca dos estudos da enunciação e do discurso, inclusive no que tange à constituição discursivo-identitária do indivíduo, e estabelece interlocução com os estudos culturais (Hall, 2000; Silva, 2007), que contribuem com reflexões a respeito das relações entre processos culturais e identitários. No que se refere à metodologia, são analisadas cinco canções do disco Identidade, escolhidas de acordo com traços recorrentes representativos do sujeito sulino, não deixando de dialogar com as outras canções selecionadas e com o conjunto da obra. Nesse processo, discorre-se sobre pistas nos enunciados de letra e melodia, formadores das canções, que agem no sentido de embasar os modos de representação do gaúcho e, conseqüentemente, sua construção identitária. Para tanto, parte-se do raciocínio de que as formações identitárias estão diretamente relacionadas com a linguagem. Assim, os modos de representação se dão por meio do discurso, o qual estabelece relações dialógicas com discursos outros, remetendo ao processo de construção de sentido em que o interlocutor tem participação ativa. Nesse contexto, conclui-se apontando para um repensar os conceitos sobre a atual representação do gaúcho, considerando sua identidade como algo em constante deslocamento, ou seja, em constante construçãoConsidering the importance of reflecting on the different gaucho discursive images, this study aims to analyze, from a dialogical point of view, aspects of the discursive construction of gaucho identity in a nativistic music CD titled Identidade [Identity] by Luiz Marenco, the famous gaucho singer, seeking marks therein regarding the constitution of Rio Grande do Sul‟s typical subject. Specifically, it aims to verify, in the CD‟s songs (a) discursive cues pointing to identitary fragments which, although may come from irreducible and even conflicting singularities, converge in the dialogical construction of the typical gaucho subject, (b) how the dialogical construction of the gaucho identity happens in the songs interpreted by Luiz Marenco, seeking to perceive how the already-said is responsively reflected and refracted and (c) what is the influence of this dialogical construction on Rio Grande do Sul typical subject identity formation. This research is based on Bakhtin‟s dialogical theory of discourse (Bakhtin 1998, 2003; Bakhtin/Volochinov, 1995), which has contributed to the reflection concerning enunciation and discourse, including human agents‟ discursive-identitary constitution, and dialogues with the field of cultural studies (Hall, 2000; Silva, 2007), that contribute with reflections regarding the relationships of cultural and identity processes. As for the methodology, five songs of the CD Identity are analyzed which were chosen in accordance with representative recurrent marks of Rio Grande do Sul subjects, in dialogue with each other and all the CD songs. In this process, we describe marks in lyrics and melody utterances that constitute the songs, which ground the ways of representing the typical gaucho subject and consequently her identity construction. As we consider identity formation as directly linked to language, the ways of representing identity manifest themselves by means of discourse, which establishes dialogical relationships with other discourses, in a process of sense construction in which interlocutors have an active participation. In this context, we conclude pointing to the need of rethinking the concepts on the current representation of the typical gaucho subject by taken their identity as something in constant displacement, that is, in constant constructionUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFanti, Mária da Glória Corrêa DiCPF:40389081000http://lattes.cnpq.br/7624478277547970Bohn, Hilário InácioCPF:16584970906http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6Machado, Gabriel Soares2016-03-22T17:26:24Z2010-09-022010-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Gabriel Soares. CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO GAÚCHO NA CANÇÃO DE LUIZ MARENCO: UM ENFOQUE DIALÓGICO. 2010. 132 f. 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