O docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Itaise Moretti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/542
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre quem são os professores que atuam no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Vacaria e analisar as concepções desses docentes no que se refere ao processo de alfabetização e letramento de crianças no âmbito escolar. A investigação está ligada à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para efetivar tal pesquisa, foi escolhido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, do ano de 2009, para a seleção de quatro escolas – duas com as maiores médias e duas com as mais baixas, de acordo com este indicador de qualidade do ensino oferecido aos estudantes da Educação Básica. Desse modo, aplicou-se um questionário e uma entrevista aos educadores que atuaram em turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2009 para, a partir de seus discursos, traçar o seu perfil e elucidar as concepções sobre alfabetização e letramento que subjazem às práticas pedagógicas. Considerando que, por trás de toda ação educativa, especialmente quando se trata do ensino da leitura e da escrita, existe um posicionamento teórico, buscou-se respaldo em diversos autores que contribuem com tal discussão, tais como: Vygotsky (1998), Bakhtin (1981), Soares (2000, 2004) e Kleiman (1999). O discurso dos educadores foi o elemento chave na busca de relacionar tais entendimentos às teorias consultadas e ao desempenho das escolas nas avaliações externas. Observou-se, então, que os entendimentos dos profissionais acerca de conceitos como alfabetização e letramento ainda são carregados de elementos do senso comum. Assim, tais discursos não estão em conformidade com as mais recentes pesquisas feitas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita, bem como com sua utilização nas práticas sociais. Destacaram-se ainda como relevantes os dados que apontam para relação entre idade dos educadores e tempo de serviço no magistério e sucesso no IDEB. As escolas apresentaram semelhança em seus perfis socioeconômicos, no número de alunos que atendem e também no quadro de professores, os quais, em sua grande maioria, possuem curso superior. A maioria dos entrevistados considera que a alfabetização é um processo contínuo, mas ainda encontra dificuldades para desenvolver seu trabalho na nova configuração do Ensino Fundamental de nove anos. A biblioteca escolar aparece como um recurso pouco explorado, fato que demonstra a existência de falhas na compreensão e divulgação dos programas de distribuição de materiais que promovem o letramento. Esta dissertação visa contribuir com reflexões pertinentes ao campo da alfabetização e do letramento escolar, para que educadores possam ressignificar suas concepções acerca desta temática e, com isso qualificar suas práticas de sala de aula e, consequentemente, obter melhores resultados no IDEB.
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Desse modo, aplicou-se um questionário e uma entrevista aos educadores que atuaram em turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2009 para, a partir de seus discursos, traçar o seu perfil e elucidar as concepções sobre alfabetização e letramento que subjazem às práticas pedagógicas. Considerando que, por trás de toda ação educativa, especialmente quando se trata do ensino da leitura e da escrita, existe um posicionamento teórico, buscou-se respaldo em diversos autores que contribuem com tal discussão, tais como: Vygotsky (1998), Bakhtin (1981), Soares (2000, 2004) e Kleiman (1999). O discurso dos educadores foi o elemento chave na busca de relacionar tais entendimentos às teorias consultadas e ao desempenho das escolas nas avaliações externas. Observou-se, então, que os entendimentos dos profissionais acerca de conceitos como alfabetização e letramento ainda são carregados de elementos do senso comum. Assim, tais discursos não estão em conformidade com as mais recentes pesquisas feitas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita, bem como com sua utilização nas práticas sociais. Destacaram-se ainda como relevantes os dados que apontam para relação entre idade dos educadores e tempo de serviço no magistério e sucesso no IDEB. As escolas apresentaram semelhança em seus perfis socioeconômicos, no número de alunos que atendem e também no quadro de professores, os quais, em sua grande maioria, possuem curso superior. A maioria dos entrevistados considera que a alfabetização é um processo contínuo, mas ainda encontra dificuldades para desenvolver seu trabalho na nova configuração do Ensino Fundamental de nove anos. A biblioteca escolar aparece como um recurso pouco explorado, fato que demonstra a existência de falhas na compreensão e divulgação dos programas de distribuição de materiais que promovem o letramento. Esta dissertação visa contribuir com reflexões pertinentes ao campo da alfabetização e do letramento escolar, para que educadores possam ressignificar suas concepções acerca desta temática e, com isso qualificar suas práticas de sala de aula e, consequentemente, obter melhores resultados no IDEB.This study aims to reflect on who are the teachers that work in the first, second and third years of primary education in the city of Vacaria and analyze the teachers‟ conceptions about the process of learning how to read and write ans literacy of children at school. This study is connected to the research line of Education, Language and Technology, on the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul (UCS). To accomplish this research were selected four schools, and the criterion chosen was the Index of Development of Basic Education - IDEB of 2009, with four participating schools - two with the highest average and the lowest two, according to this quality indicator of education offered to students of Elementary Education. Thus, we applied a questionnaire and an interview with the educators who worked in groups of first, second and third year of elementary school for the year 2009, and, from their speeches, trace a profile about learning to read and write and literacy that underlying pedagogical practices. Based on the assumption that behind all educational activities, especially the teaching of reading and writing, there is a theoretical position, sought to support in many authors who contribute to this theme such as Vygotsky (1998), Bakhtin (1981), Smith (2000, 2004) and Kleiman (1999). The speech of the teachers was the key element in seeking to relate these understandings and theories found in the performance of schools and external evaluations. We observed that the understandings of professionals about concepts such as the process of learning how to read and write and literacy are still loaded with elements of common sense. Such discourses, however, are not in accordance with the latest research done in relation to learning of reading and writing, as well as their use in social practices. .still highlighted as relevant data that indicate the relationship between age of educators and length of service in teaching and success in IDEB. The schools showed similarity in their socio-economic profiles, the number of students who attend and also in teachers, which, for the most part, have higher education. The majority of respondents believe that literacy is a continuous process, but still finds it difficult to develop their work in the new configuration of elementary school of nine years. The school library as a resource appears little explored, demonstrating the existence of gaps in the understanding and dissemination of programs to distribute materials that promote literacy. This thesis aims to contribute reflections within the field of teaching how to read and write and school literacy for educators to reframe their views on this subject and thereby qualify their classroom practices and, consequently, achieve better results in IDEB.AlfabetizaçãoLetramentoEnsino fundamental - Vacaria (RS)Educação - Rio Grande do SulLanguageLiteracyO docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1333486860324128LIMA, I. 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