Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rosilma Diniz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534
Resumo: Este artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades.
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