Facebook : espaço de interação e aprendizagem colaborativa no processo de construção da língua materna e do letramento digital

A contemporaneidade trouxe com a modernidade os desafios tecnológicos que acarretaram uma mudança no comportamento das pessoas. Esta era digital vem ao encontro dos interesses da sociedade atual. Pensando nos anseios dessa sociedade e repensando o ensino-aprendizagem de língua materna, o presente tr...

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Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Fernanda Izidório
Advisor: Paulo Roberto Almeida
Referee: Suely Leite, Isabel Cristiane Jerônimo
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual de Londrina
Online Access:http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207866
Portuguese abstract:A contemporaneidade trouxe com a modernidade os desafios tecnológicos que acarretaram uma mudança no comportamento das pessoas. Esta era digital vem ao encontro dos interesses da sociedade atual. Pensando nos anseios dessa sociedade e repensando o ensino-aprendizagem de língua materna, o presente trabalho aborda o letramento digital como evento pedagógico facilitador da aprendizagem, aliando as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) à Educação. Tem como objeto de pesquisa a rede social virtual Facebook, presente no ambiente digital, por considerarmos que esta oportuniza a interatividade, a aprendizagem colaborativa e possibilidades pedagógicas. O objetivo foi investigar como o Facebook pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, as possibilidades existentes nesse gênero digital e seu potencial pedagógico. As reflexões acerca da linguagem em ambiente digital são norteadas pelos pressupostos teóricos dos autores COSCARELLI e RIBEIRO (2007), LÉVY (2008), TAKAKI (2012), XAVIER (2004), COSTA (2012), CASTELLS (2004), SOARES (2002), TOJAL (2013) entre outros estudiosos da área. A proposta metodológica empregada neste trabalho foi norteada pela abordagem qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, de caráter investigativo e participativo, supõe o conhecimento da realidade com o objetivo de transformá-la pela ação coletiva como processo de melhoria da prática profissional. Agregando à pesquisa, as cinco etapas de interação em um grupo virtual descritas por Salmon (2000). Os sujeitos contemplados nessa pesquisa foram alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados da pesquisa demostraram que a rede social Facebook promove a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, bem como de hipertextos e propicia um espaço de construção do conhecimento por meio do trabalho colaborativo. Nesse sentido, o Facebook contribui para o ensino- aprendizagem da língua materna e para o letramento digital.
English abstract:The contemporary modernity brought with the technological challenges that led to a change in people's behavior. This digital age comes to the interests of today's society. Thinking about the desires of that society and rethinking the teaching and learning of mother tongue, this paper addresses the digital literacy as an educational event facilitator of learning, combining ICT (Information and Communication Technology) to Education. Its object search to social networking site Facebook, present in the digital environment, because we believe that this gives opportunity interactivity, collaborative learning and teaching possibilities. The objective was to investigate how Facebook can help in the teaching of the mother tongue process, the possibilities that digital gender and their educational potential. The reflections are guided by theoretical assumptions of the authors COSCARELLI e RIBEIRO (2007), LÉVY (2008), TAKAKI (2012), XAVIER (2004), COSTA (2012), CASTELLS (2004), SOARES (2002), TOJAL (2013) among other scholars in the field. The methodology used in this work was guided by qualitative approach Action Research kind of investigative and participatory nature, presupposes knowledge of reality in order to transform it for collective action to improve the professional practice process. Adding to the research, the five stages of interaction in a virtual group described by Salmon (2000). The subjects covered in this research were students of 9th grade of elementary school II. The survey results showed that the social network Facebook promotes reading and writing of various genres, as well as hypertext and provides a building area of knowledge through collaborative work. In this sense, Facebook contributes to the teaching and learning of the mother tongue and the digital literacy.