Uma máquina do tempo movida à imaginação : RPG e empatia histórica no ensino de história

Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se u...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Juliano da Silva Pereira
Advisor: Maria de Fátima da Cunha .
Referee: Regina Célia Alegro, Ronaldo Cardoso Alves
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social.
Online Access:http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199000
Portuguese abstract:Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que nos interessa aqui. A empatia histórica para Ashby & Lee (apud PEREIRA, 2003, p. 53) funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objectivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral nesta etapa será o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. O projeto se constituirá de pesquisa bibliográfica, a fim de definir o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Será realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.
English abstract:This project arises from a desire to continue the work done in 2010 monograph in the course of Specialization in Teaching History and Social History at the State University of Londrina whose title was "The use of the RPG as a pedagogical tool in teaching history." The RPG proved to be a good educational tool in that it aroused in students a love of history and his ability to put yourself in someone else's past, in other words, to establish an empathetic relationship with the past. It is a deeper study of this relationship that interests us here. The historical empathy for Ashby & Lee (cited by PEREIRA, 2003, p. 53) serves as "a project where students show the ability to rebuild the goals, feelings, values and beliefs of others, accepting that they may be different from her ", thus becoming an important element in the process of teaching and learning. The aim of this step is to verify the occurrence of historical experience empathic among students of the 6th year of the State College Professor. Dr. Heber Smith Vargas of the content of history from a RPG game, watching their relationship in grasping historical concepts by students. The project will consist of literature in order to define the concept of historical empathy and its use in the teaching of history, creating teaching materials, analysis of students' ideas and reflection on the experiment performed. Will be held among the students of the sixth grade of elementary school in Londrina Professor Dr. Heber Soares Vargas.