Um inventário de fontes : as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX

O objetivo de nossa pesquisa foi procurar identificar possíveis modelos para a pintura e, eventualmente, a talha e a escultura mineiras do período compreendido entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, momento máximo da produção rococó naquela capitania e, posteriormente...

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Access type:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Pedro Queiroz Leite
Advisor: Angelina Marques Visalli .
Referee: Valéria Alves Esteves Lima, Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Online Access:http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184521
Portuguese abstract:O objetivo de nossa pesquisa foi procurar identificar possíveis modelos para a pintura e, eventualmente, a talha e a escultura mineiras do período compreendido entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, momento máximo da produção rococó naquela capitania e, posteriormente, província. Através de levantamentos realizados em fundos arquivísticos de Ouro Preto, Mariana e do Colégio do Caraça, em Santa Bárbara, tivemos acessos a diversos livros com estampas e demais ornamentações, imagens estas que, conforme estudos já realizados, comporiam o acervo imagético disponível aos comitentes de obras de artes e aos artistas atuantes naquele espaço geográfico e recorte temporal. E, em vista disto, acreditamos ter chegado a interessantes resultados quer no sentido de conhecer as influências artísticas exercidas naquele meio e período, portuguesas e transpirenaicas, quer, quanto as maneiras como elas se davam, quer ainda quanto ao efetivo emprego de estampas como modelos para a pintura e a escultura locais. E, finalmente, por procurarmos apresentar hipóteses, em nosso julgamento, sustentáveis, de específicos modelos utilizados por Manuel da Costa Ataíde (1762- 1830) e Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), o Aleijadinho, para a realização de algumas de suas obras.
English abstract:The objective of our research was to identify possible models for the painting and, eventually, the carving and sculpture of Minas Gerais during the period between the last decades of the eighteenth and early nineteenth century, when occurred the maximum rococo's production on that captaincy, later province. Through surveys conducted in archival funds of Ouro Preto, Mariana and the Colégio do Caraça, Santa Barbara, we had access to several books with prints and other ornamentation, images that, as previous studies, would compose the collection of imagery available to contractors of works of arts and artists working in that geographic area and in that time frame. So, in view of this, we believe have reached interesting results both in order to know the artistic influences exerted in that period and ambience, Portuguese and transpyrenean either, as the ways they get along, or at about the effective use of prints as models for painting and sculpture. And finally, we seek to present hypotheses, in our trial, sustainable, about specific models used by Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) and Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), the Aleijadinho, to create some of his works.