Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros. |
id |
UEM-9_0c838d0d3d39471e20269d5496d83a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/26212 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na AmazôniaNívelsocioeconômicoEstado nutricionalSaúde da criança.O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOriginalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 401-411Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 401-411Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 401-4112448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212/15469Souza, Rosiane de Nazaré da Silva deSantos, Luciana FerreiraBorges, Samuel da LuzBorba-Pinheiro, Cláudio Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26212Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
title |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
spellingShingle |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de Nívelsocioeconômico Estado nutricional Saúde da criança. |
title_short |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
title_full |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
title_fullStr |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
title_sort |
Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia |
author |
Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de |
author_facet |
Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de Santos, Luciana Ferreira Borges, Samuel da Luz Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Luciana Ferreira Borges, Samuel da Luz Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de Santos, Luciana Ferreira Borges, Samuel da Luz Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nívelsocioeconômico Estado nutricional Saúde da criança. |
topic |
Nívelsocioeconômico Estado nutricional Saúde da criança. |
description |
O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212/15469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 401-411 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 401-411 Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 401-411 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544274726912 |