Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Luciana Ferreira, Borges, Samuel da Luz, Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros.
id UEM-9_0c838d0d3d39471e20269d5496d83a7d
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/26212
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na AmazôniaNívelsocioeconômicoEstado nutricionalSaúde da criança.O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOriginalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 401-411Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 401-411Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 401-4112448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212/15469Souza, Rosiane de Nazaré da Silva deSantos, Luciana FerreiraBorges, Samuel da LuzBorba-Pinheiro, Cláudio Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:36Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/26212Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:36Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
title Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
spellingShingle Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de
Nívelsocioeconômico
Estado nutricional
Saúde da criança.
title_short Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
title_full Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
title_fullStr Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
title_full_unstemmed Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
title_sort Nível socioeconômico, estado nutricional e coordenação motora grossa de escolares com 6 a 10 anos na Amazônia
author Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de
author_facet Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de
Santos, Luciana Ferreira
Borges, Samuel da Luz
Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim
author_role author
author2 Santos, Luciana Ferreira
Borges, Samuel da Luz
Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosiane de Nazaré da Silva de
Santos, Luciana Ferreira
Borges, Samuel da Luz
Borba-Pinheiro, Cláudio Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Nívelsocioeconômico
Estado nutricional
Saúde da criança.
topic Nívelsocioeconômico
Estado nutricional
Saúde da criança.
description O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26212/15469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 401-411
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 401-411
Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 401-411
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544274726912