Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Santo, Eniel do Espírito |
Data de Publicação: |
2016 |
Outros Autores: |
Cardoso, Ariston Lima,
Fonseca, Karina Zanoti,
Santos, Adilson Gomes dos |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/24
|
Resumo: |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a mediação pedagógica no âmbito da educação a distância, tomando-se como referência a formação do tutor presencial. Compreende que a mediação pedagógica nos ambientes de educação a distância ocorre tanto na interação com o tutor quanto na utilização das TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, comumente empregadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, tais como fóruns de discussões, bate papos, vídeos, tarefas orientadas, mensagens, trabalhos em grupos entre outros. Ademais, aporta à discussão um mosaico de ideias relacionadas à interculturalidade, formação acadêmica e elaboração do material didático como elementos contributivos aos processos de medicação pedagógica na perspectiva do tutor presencial. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva que utiliza como fonte de dados uma revisão de literatura sobre a temática. Conclui que a formação do tutor presencial necessita contemplar elementos que contribuam com a mediação pedagógica, levando-se em conta as especificidades culturais dos estudantes, adequação do material didático e a utilização das tecnologias, visando tornar o processo de aprendizagem na educação a distância, sobretudo, contínuo e estimulante. |