MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marinalva Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as representações que alunos de graduação em letras sustentam sobre o ensino de língua materna. Focalizo nas análises discursos que defendem a necessidade do ensino/aprendizagem de conhecimentos gramaticais no decorrer do curso. Parto do pressuposto que as representações apresentadas pelos alunos sobre o que deve ser o ensino da língua materna resultam de um conjunto de dizeres enunciados em diferentes espaços sociais. Em outras palavras, os dizeres dos graduandos são construídos por discursos historicamente constituídos e valorizados por diferentes espaços sociais.
id UESB-1_249e630815be8cffa9daea16f9087ea3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2750
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNAMemória discursiva. Representações. Ensino. Língua Materna.O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as representações que alunos de graduação em letras sustentam sobre o ensino de língua materna. Focalizo nas análises discursos que defendem a necessidade do ensino/aprendizagem de conhecimentos gramaticais no decorrer do curso. Parto do pressuposto que as representações apresentadas pelos alunos sobre o que deve ser o ensino da língua materna resultam de um conjunto de dizeres enunciados em diferentes espaços sociais. Em outras palavras, os dizeres dos graduandos são construídos por discursos historicamente constituídos e valorizados por diferentes espaços sociais.Edições UESB2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750fólio - Revista de Letras; v. 1 n. 1 (2009): A MEMÓRIA: NA LÍNGUA, NA LITERATURA E NA APRENDIZAGEM2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750/2303Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marinalva Vieira2021-03-22T18:01:09Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2750Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:01:09Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
title MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
spellingShingle MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
Barbosa, Marinalva Vieira
Memória discursiva. Representações. Ensino. Língua Materna.
title_short MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
title_full MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
title_fullStr MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
title_sort MEMÓRIA DISCURSIVA E REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
author Barbosa, Marinalva Vieira
author_facet Barbosa, Marinalva Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marinalva Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Memória discursiva. Representações. Ensino. Língua Materna.
topic Memória discursiva. Representações. Ensino. Língua Materna.
description O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as representações que alunos de graduação em letras sustentam sobre o ensino de língua materna. Focalizo nas análises discursos que defendem a necessidade do ensino/aprendizagem de conhecimentos gramaticais no decorrer do curso. Parto do pressuposto que as representações apresentadas pelos alunos sobre o que deve ser o ensino da língua materna resultam de um conjunto de dizeres enunciados em diferentes espaços sociais. Em outras palavras, os dizeres dos graduandos são construídos por discursos historicamente constituídos e valorizados por diferentes espaços sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2750/2303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 1 n. 1 (2009): A MEMÓRIA: NA LÍNGUA, NA LITERATURA E NA APRENDIZAGEM
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309008866017281