COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159 |
Resumo: | Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo com o intuito de discutir o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação. Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial. |
id |
UESB-1_119382ac1e2c927d7e67cf5d56c49596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5159 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESAEste estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo com o intuito de discutir o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação. Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.Edições UESB2019-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/515910.22481/folio.v11i1.5159fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159/4156Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovelli, JosimayreCastro, Elaine de2021-03-22T18:08:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5159Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:08:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
title |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA Novelli, Josimayre |
title_short |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
title_full |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA |
author |
Novelli, Josimayre |
author_facet |
Novelli, Josimayre Castro, Elaine de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Elaine de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novelli, Josimayre Castro, Elaine de |
description |
Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo com o intuito de discutir o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação. Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159 10.22481/folio.v11i1.5159 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v11i1.5159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159/4156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309010405326848 |