COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novelli, Josimayre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Elaine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159
Resumo: Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao  desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto  como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo  com o intuito de discutir  o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação.  Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.
id UESB-1_119382ac1e2c927d7e67cf5d56c49596
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5159
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESAEste estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao  desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto  como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo  com o intuito de discutir  o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação.  Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.Edições UESB2019-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/515910.22481/folio.v11i1.5159fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159/4156Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovelli, JosimayreCastro, Elaine de2021-03-22T18:08:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5159Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:08:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
title COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
spellingShingle COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
Novelli, Josimayre
title_short COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
title_full COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
title_fullStr COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
title_sort COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA
author Novelli, Josimayre
author_facet Novelli, Josimayre
Castro, Elaine de
author_role author
author2 Castro, Elaine de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novelli, Josimayre
Castro, Elaine de
description Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao  desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto  como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo  com o intuito de discutir  o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação.  Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159
10.22481/folio.v11i1.5159
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159
identifier_str_mv 10.22481/folio.v11i1.5159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159/4156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010405326848