A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cremilton De Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Diógenes Cândido de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156
Resumo: Este estudo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado – situada na Linha de Pesquisa Linguagens e Educação do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens –, que analisou como se dá a construção da identidade do professor de língua inglesa (LI) em formação inicial em tempos de interculturalidade. Este trabalho é filiado aos estudos da Linguística Aplicada, em diálogo com vozes como as de Rajagopalan (2003, 2009), Lima (2009), entre outros. No entanto, buscamos apoio em autores de outras áreas, como Bakhtin (2011), Estermann (2010), Hall (2005), Bauman (2005) e Thompson (1995). Trata-se de um estudo de caso, com natureza etnográfica, tendo como objetivo geral analisar como a construção da identidade cultural do professor de língua inglesa, em formação inicial, vem sendo construída dentro da universidade. Assim, os objetivos específicos são: explorar a constituição da identidade cultural do professor de línguas em formação inicial; identificar possibilidades de investigação que possam contribuir para refletir sobre a construção da identidade cultural do professor de LI. Os participantes da pesquisa são quatro professores em formação inicial no Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas de uma Universidade situada no Alto Sertão Baiano. Desse modo, com base nas análises das entrevistas dos sujeitos da pesquisa, os resultados encontrados mostraram que a construção da identidade cultural do professor de LI em formação inicial se dá por intermédio das características do mundo globalizado.
id UESB-1_be8931ea094b01bae1c77c734f5707d6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5156
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIALEste estudo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado – situada na Linha de Pesquisa Linguagens e Educação do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens –, que analisou como se dá a construção da identidade do professor de língua inglesa (LI) em formação inicial em tempos de interculturalidade. Este trabalho é filiado aos estudos da Linguística Aplicada, em diálogo com vozes como as de Rajagopalan (2003, 2009), Lima (2009), entre outros. No entanto, buscamos apoio em autores de outras áreas, como Bakhtin (2011), Estermann (2010), Hall (2005), Bauman (2005) e Thompson (1995). Trata-se de um estudo de caso, com natureza etnográfica, tendo como objetivo geral analisar como a construção da identidade cultural do professor de língua inglesa, em formação inicial, vem sendo construída dentro da universidade. Assim, os objetivos específicos são: explorar a constituição da identidade cultural do professor de línguas em formação inicial; identificar possibilidades de investigação que possam contribuir para refletir sobre a construção da identidade cultural do professor de LI. Os participantes da pesquisa são quatro professores em formação inicial no Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas de uma Universidade situada no Alto Sertão Baiano. Desse modo, com base nas análises das entrevistas dos sujeitos da pesquisa, os resultados encontrados mostraram que a construção da identidade cultural do professor de LI em formação inicial se dá por intermédio das características do mundo globalizado.Edições UESB2019-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/515610.22481/folio.v11i1.5156fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156/4145Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Cremilton De SouzaLima, Diógenes Cândido de2021-03-22T18:08:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5156Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:08:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
title A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
Santana, Cremilton De Souza
title_short A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
title_sort A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL
author Santana, Cremilton De Souza
author_facet Santana, Cremilton De Souza
Lima, Diógenes Cândido de
author_role author
author2 Lima, Diógenes Cândido de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Cremilton De Souza
Lima, Diógenes Cândido de
description Este estudo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado – situada na Linha de Pesquisa Linguagens e Educação do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens –, que analisou como se dá a construção da identidade do professor de língua inglesa (LI) em formação inicial em tempos de interculturalidade. Este trabalho é filiado aos estudos da Linguística Aplicada, em diálogo com vozes como as de Rajagopalan (2003, 2009), Lima (2009), entre outros. No entanto, buscamos apoio em autores de outras áreas, como Bakhtin (2011), Estermann (2010), Hall (2005), Bauman (2005) e Thompson (1995). Trata-se de um estudo de caso, com natureza etnográfica, tendo como objetivo geral analisar como a construção da identidade cultural do professor de língua inglesa, em formação inicial, vem sendo construída dentro da universidade. Assim, os objetivos específicos são: explorar a constituição da identidade cultural do professor de línguas em formação inicial; identificar possibilidades de investigação que possam contribuir para refletir sobre a construção da identidade cultural do professor de LI. Os participantes da pesquisa são quatro professores em formação inicial no Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas de uma Universidade situada no Alto Sertão Baiano. Desse modo, com base nas análises das entrevistas dos sujeitos da pesquisa, os resultados encontrados mostraram que a construção da identidade cultural do professor de LI em formação inicial se dá por intermédio das características do mundo globalizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156
10.22481/folio.v11i1.5156
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156
identifier_str_mv 10.22481/folio.v11i1.5156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156/4145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010400083968