BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Deisi Luzia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Verardi, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.
id UESB-1_b56191ecf07cc6ba2feaec266f792ae8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5130
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTEEspaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.Edições UESB2019-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/513010.22481/folio.v11i1.5130fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130/4149Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatta, Deisi LuziaVerardi, Fabiane2021-03-22T18:08:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5130Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:08:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Zanatta, Deisi Luzia
Espaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.
title_short BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Zanatta, Deisi Luzia
author_facet Zanatta, Deisi Luzia
Verardi, Fabiane
author_role author
author2 Verardi, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Deisi Luzia
Verardi, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.
topic Espaços de ler; Biblioteca e salas de leitura; Formação de professores; Leitura em licenciaturas; Mediação de leitura.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a função da biblioteca e das salas de leitura na formação inicial dos acadêmicos de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Esses dados são resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) dentre 2015 a 2019, que por sua vez, é oriunda do projeto Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente, cujas instituições de ensino superior integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados evidenciaram que a biblioteca e as salas de leitura precisam se tornar espaços de ações leitoras durante a formação inicial desses futuros professores para que enquanto profissionais sejam mediadores de leitura e utilizem desses ambientes para tal ação. Por fim, realizamos uma proposta de prática leitora envolvendo a biblioteca e/ou salas de leitura como espaços para a formação de professores leitores em cursos superiores de Letras e de Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130
10.22481/folio.v11i1.5130
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130
identifier_str_mv 10.22481/folio.v11i1.5130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5130/4149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010380161024