?s margens da na??o: subalternidade e biopol?tica no document?rio brasileiro contempor?neo

107 f.

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Santos J?nior, Francisco Alves do
Advisor: Lima, Rachel Esteves
Document type: Master thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9039
Portuguese abstract:Esse trabalho tem como objetivo analisar a representa??o dos moradores de favelas e periferias no document?rio brasileiro contempor?neo. Para tal, escolhemos como corpus de an?lise os filmes realizados entre os anos de 1999 e 2009 e que foram exibidos nos cinemas, levando-se em considera??o que o document?rio ? um jogo que apresenta as disputas por visibilidade e as tentativas de lutas pelo acesso ? esfera p?blica e ? democracia. Os document?rios Babil?nia 2000 (2000), de Eduardo Coutinho, O Rap do Pequeno Pr?ncipe contra as Almas Sebosas (2000), de Paulo Caldas e Marcelo Luna, A pessoa ? para o que nasce (2003), de Roberto Berliner, Fala Tu (2004), de Guilherme Coelho, Sou feia mas t? na moda (2005), de Denise Garcia, e Estamira (2005), de Marcos Prado, s?o exemplares nesse sentido. Neles, os personagens filmados produzem ranhuras, gagueiras e subjetiva??es, resistindo assim ? vigli?ncia, ? exclus?o social e biopol?tica e ao controle a que s?o submetidos cotidianamente. Os sujeitos em posi??es de subalternidade e moradores das zonas de fraturas sociais fabulam e recriam suas vidas e suas experi?ncias culturais, uma vez que as pr?ticas pol?ticas e os processos de subjetiva??o criam devires e desejos de cidadania e visibilidade. O que h? de comum nesses document?rios escolhidos para an?lise ? o fato de os sujeitos representados usarem a precariedade de suas exist?ncias como for?a pol?tica, criando frestas na hegemonia e novos campos de agenciamento de consumo e produ??o cultural, biopol?tica, e, por que n?o, econ?mica.