Pol?ticas e pr?ticas de gest?o de pessoas: um estudo entre os servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

O presente estudo teve como objetivo principal examinar a percep??o dos servidores da reitoria acerca das pol?ticas e pr?ticas de gest?o de pessoas desenvolvidas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Baseado na proposta de Demo (2010) que elencou as principais pol?ticas e pr?ticas d...

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Access type:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Oliveira, Diego Allan de Abreu
Advisor: Rowe, Diva Ester Okazaki
Referee: Emmendoerfer, Magnus Luiz, Oliveira, Rita de C?ssia
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Escola de administra??o
Program: NPGA
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27486
Portuguese abstract:O presente estudo teve como objetivo principal examinar a percep??o dos servidores da reitoria acerca das pol?ticas e pr?ticas de gest?o de pessoas desenvolvidas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Baseado na proposta de Demo (2010) que elencou as principais pol?ticas e pr?ticas de gest?o de pessoas (GP) identificadas na literatura, a pesquisa teve com enfoque qualitativo, de car?ter descritivo e corte transversal. Nesse sentido, foi empreendida, inicialmente, uma pesquisa documental com intuito de identificar e descrever as principais pol?ticas e pr?ticas de gest?o de pessoas desenvolvidas na institui??o escolhida. Posteriormente, j? com os resultados preliminares da primeira etapa da pesquisa, foram realizados tr?s grupos focais com os servidores t?cnico-administrativos em educa??o dos diversos setores da unidade administrativa do IFNMG. Na sequ?ncia, foram convidados seis professores da reitoria que participaram de entrevistas com roteiro semiestruturados seguindo um roteiro com as mesmas quest?es dos grupos focais. Por fim, realizou-se uma entrevista com o respons?vel pela diretoria de gest?o de pessoas da autarquia, de modo a verificar a vis?o do setor sobre as pol?ticas e pr?ticas de GP desenvolvidas na institui??o. A an?lise dos dados obtidos nas etapas da pesquisa foi feita atrav?s da an?lise de conte?do. No total participaram da pesquisa 29 servidores ocupantes dos mais diversos cargos e posi??es dentro da estrutura organizacional da reitoria do IFNMG. Em rela??o aos principais resultados, destaca-se que, na ?tica dos servidores, o recrutamento e sele??o ? um processo que tem evolu?do ao longo dos ?ltimos anos, mas que carece de adequa??es para aproximar do modelo ideal dentro do contexto da administra??o p?blica. As a??es de treinamento, desenvolvimento e educa??o (TD&E), na percep??o dos participantes, s?o bastante incipientes, principalmente em fun??o da aus?ncia do plano anual de capacita??o, documento essencial no planejamento e desenvolvimento dos servidores. No que tange as pol?ticas e pr?ticas de condi??es de trabalho, os servidores destacaram que, em geral, s?o adequadas. Entretanto, existem dificuldades causadas pela exist?ncia de tr?s pr?dios situados em diferentes locais. Al?m disso, para os participantes da pesquisa, os principais benef?cios ofertados pela institui??o n?o acobertam as necessidades a que se destinam, mas ainda sim, s?o oportunos ao se comparar com outras institui??es inseridas na regi?o de abrang?ncia da institui??o. Para os servidores participantes desta pesquisa, as pol?ticas e pr?ticas de avalia??o de desempenho e compet?ncias s?o as mais deficientes na autarquia. Isso se d? principalmente em virtude da cultura de avalia??o das institui??es p?blicas, falta de preparo dos atores envolvidos nesse processo e aus?ncia de um instrumento que contemple fielmente a realidade organizacional. Por fim, observou-se que a inexist?ncia de uma pol?tica institucionalizada de recompensas reflete em uma desarmonia na atua??o dos gestores. Os envolvidos no estudo destacaram ainda que o reconhecimento, nas suas diversas vertentes, influencia positivamente o desempenho dos servidores.
The present study had as main objective to examine the perception of the rector's servants about the policies and practices of Human resources management developed in the Federal Institute of the North of Minas Gerais (IFNMG). Based on the Demo proposal (2010) that listed the main policies and practices of Human resources management (HRM) identified in the literature, the author's model was adapted to conduct a qualitative, descriptive and cross-sectional research. In this sense, a documentary research was initially undertaken in order to identify and describe the main policies and practices of Human resources management developed at the chosen institution. Subsequently, with the preliminary results of the first stage of the research, three focus groups were the technical-administrative servants in education of the various sectors of the administrative unit of the IFNMG. Then, six rectory?s teachers who participated in semi-structured interviews were invited following a script with the same questions used in the focus groups. Finally, an interview was conducted with the person in charge of the management of people of the municipality, in order to verify the vision of the sector on the policies and practices of GPs developed in the institution. The analysis of the data obtained in the research stages was done through content analysis. In total, 29 employees occupying the most diverse positions and positions within the organizational structure of the rectory of the IFNMG participated in the survey. Regarding the main results, it is highlighted that, from the point of view of the servers, recruitment and selection is a process that has evolved over the last few years, but which needs to be adapted to fit the ideal model within the reality of public administration. The actions of training, development and education (TD&E), in the perception of the participants, are very incipient, mainly due to the absence of the annual training plan, an essential document in the planning and development of the servers. Regarding the policies and practices of working conditions, the servers emphasized that, in general, they are adequate. However, there are difficulties caused by the existence of three buildings located in different locations. In addition, for the research participants, the main benefits offered by the institution do not cover their needs, but still, they are opportune when comparing with other institutions in the region covered by the institution. For the servers surveyed, performance evaluation and competency policies and practices are the most deficient in the autarchy. This is mainly due to the evaluation culture of public institutions, the lack of preparation of the actors involved in this process and the absence of an instrument that faithfully considers the organizational reality. Finally, it was observed that the lack of an institutionalized policy of rewards reflects in a disharmony in the performance of the managers. Those involved in the study also emphasized that the recognition, in its various aspects, positively influence the performance of the servers.