TERRA DE NINGUÉM: A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA INTERNET

A crítica de cinema é um dos mecanismos que movimentam a indústria cultural e a opinião pública. Na investigação proposta nesta dissertação, pretendo mapear o campo da crítica cinematográfica e observar como esse gênero discursivo transferiu-se do suporte impresso para a esfera virtual pública, tend...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Cerqueira, Leonardo Campos
Advisor: Lima, Rachel Esteves
Referee: Novaes, Cláudio Cledson, Ramos, Elizabeth Santos, Lima, Rachel Esteves
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Instituto de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26678
Portuguese abstract:A crítica de cinema é um dos mecanismos que movimentam a indústria cultural e a opinião pública. Na investigação proposta nesta dissertação, pretendo mapear o campo da crítica cinematográfica e observar como esse gênero discursivo transferiu-se do suporte impresso para a esfera virtual pública, tendo em mira as produções do site Cine Pop, portal de notícias especializado em cinema, disponível para acesso desde 1999. Através do estabelecimento de um panorama histórico da crítica de cinema e da história recente da internet no Brasil, bem como as considerações sobre a noção de campo cultural, do surgimento do culto do amador e da cultura da convergência, este texto é permeado por questões contemporâneas acerca do campo da crítica de cinema brasileira.
The film criticism is one of the mechanisms that drive the cultural industry and public opinion. The investigation proposed in this dissertation intends to map the field of cinematographic criticism and observe how this discursive genre has been moved from the printed support to the virtual public sphere, focusing on the productions of the site Cine Pop, news portal specialized in cinema, available for access since 1999. From the establishment of a historical panorama of film criticism and the recent history of the internet in Brazil, as well as considerations on the notion of cultural field, from the emergence of the cult of the amateur and the convergence culture, this text is permeated by contemporary issues on the field of the Brazilian cinema criticism.