A influ?ncia da percep??o das pol?ticas de gest?o de pessoas no comprometimento organizacional: um estudo entre docentes da Universidade Federal da Bahia

A presente pesquisa de mestrado se dedicou ao campo de estudos do Comportamento Organizacional. Mais especificamente, ao comprometimento organizacional e ? ?rea de gest?o de pessoas. Frente a uma realidade marcada por constantes mudan?as, as organiza??es foram obrigadas a repensarem suas pr?ticas e...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Lima, Charlize da Costa Andrade e
Advisor: Rowe, Diva Ester Okazaki
Referee: Costa, V?nia Medianeira Flores, Pinho, Ana Paula Moreno
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Escola de Administra??o
Program: NPGA
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23946
Portuguese abstract:A presente pesquisa de mestrado se dedicou ao campo de estudos do Comportamento Organizacional. Mais especificamente, ao comprometimento organizacional e ? ?rea de gest?o de pessoas. Frente a uma realidade marcada por constantes mudan?as, as organiza??es foram obrigadas a repensarem suas pr?ticas e desenvolverem novas formas de gest?o, principalmente no que concerne ao seu capital humano. Nesse sentido, diversos estudos t?m sido realizados apontando a import?ncia de atrair e manter trabalhadores competentes e envolvidos com as organiza??es nas quais trabalham. Dentro dessa perspectiva, a ?rea de gest?o de pessoas, atrav?s de suas pol?ticas, adquire um papel relevante no alcance dos resultados esperados pelas organiza??es. Pelo exposto, o objetivo dessa disserta??o consiste em analisar as poss?veis influ?ncias da percep??o das pol?ticas de gest?o de pessoas no comprometimento organizacional de uma categoria peculiar de trabalhadores, docentes universit?rios, de uma universidade p?blica, visando ? reavalia??o, ao aprimoramento e/ou ao desenvolvimento de a??es para a manuten??o ou melhoria do v?nculo entre esses e a organiza??o em estudo. Para tanto, foram desenvolvidos tr?s estudos que se prop?em a realizar essa an?lise. O primeiro estudo buscou identificar as publica??es nacionais, nos ?ltimos dez anos, que relacionassem comprometimento organizacional com gest?o de pessoas. O segundo se prop?e a identificar e descrever as pol?ticas de gest?o de pessoas no contexto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) direcionadas ao corpo docente. J? o terceiro e ?ltimo estudo analisa a influ?ncia da percep??o das pol?ticas de gest?o de pessoas no comprometimento organizacional dos docentes da UFBA. Trata-se de um estudo de caso, que contou com uma amostra de 284 docentes no survey aplicado com escalas previamente validadas no contexto brasileiro, a saber: escala de pol?ticas de gest?o de pessoas de Demo, Neiva, Nunes e Rozzett (2012); escala de comprometimento organizacional nas bases afetiva e normativa de Meyer, Allen e Smith (1993) e escala de comprometimento instrumental de Powell e Meyer (2004). No que tange ? metodologia, cabe registrar que o primeiro artigo utilizou-se de estudo bibliom?trico para indicar a produ??o cient?fica. J? o segundo artigo, que coletou dados por meio de entrevistas e documentos institucionais, teve os dados analisados a partir de procedimentos qualitativos, tais como an?lise documental e de conte?do, enquanto o terceiro teve a an?lise conduzida por procedimentos quantitativos, a saber: an?lises descritivas, fatoriais e modelagens de equa??es estruturais. Os resultados apontam que existe uma car?ncia de trabalhos nacionais que relacionem esses dois construtos, sobretudo que leve em considera??o as diferentes pol?ticas de gest?o de pessoas. No entanto, ? percept?vel a import?ncia dessas pol?ticas como antecedentes do comprometimento organizacional. No contexto da UFBA, em particular, o terceiro estudo explicita a influ?ncia de duas pol?ticas no comprometimento dos docentes. S?o elas: as pol?ticas de envolvimento e treinamento, desenvolvimento & educa??o (TD&E). Ainda com base na institui??o estudada, percebe-se a atua??o bastante t?mida da ?rea de gest?o de pessoas quanto ?s pol?ticas direcionadas ? categoria docente.
This research was dedicated to the study field of the Organizational Commitment. More specifically, to the organizational commitment and the human resources management area. Facing a reality marked by constant changes, organizations were forced to rethink its practices and to develop new ways of managing, specially for their human capital. By this way of thinking, several studies have been made pointing the importance of atracting and maintaining skilled and engaged workers. Within this perspective, the human ressources management area, by its policies, gets a pertinente role in achieving results expected by the organizations. As one can realize, this dissertations?s objective consists in analysing the possible influences of the perception of the human ressources management policies in the organizational commitment of a peculiar class of workers, university docents, of a public university, aiming the revaluation, the enrichment and/or the development of actions to maintain or to improve the bond between these workers and the institution in study. To do so, three studies were developed to constructo this analysis. The first one tried to identify and analyse the national publications, in the past ten years, that put together organizational commitment and human ressources management. The second one wants to identify the human ressources management policies in the context of the Universidade Federal da Bahia (UFBA) that are related to its docents. The third and last one analyses the influence of the perception of the human ressources policies in the organizational commitment of UFBA?s docents. It?s a case study, with a sample of 284 docents in the used survey with scales previous validated on the Brazilian context: human resources policies scale of Demo, Neiva, Nunes and Rozzett (2012); organizational commitment scale on the affective and normative bases of Meyer, Allen and Smith (1993), and; instrumental commitment scale of Powell and Meyer (2004). Concerning the methodology, the first article used a bibliographic study to indicate the scientific production. The second one collected interviews and institutional documents and had its data analysed by qualitative procedures, such as: documental and content analysis. The third one had its analysis conducted by quantitative procedures, such as: descriptive analysis, factorials and structural equations models. The results indicate that there is a lack of national studies that put together these two constructs, specially taking in consideration the different human resources management policies. However, one can see the importance of these policies as organizational commitment?s antecedentes. In the UFBA?s context, in particular, the third study shows the influence of two policies on docents? commitment: involving and training, development & education (TD&E). Still in UFBA, one can realize the very timid actuation of the human resources management area related to the policies that are directed to the docents? category